A Daimler Truck AG e a Rolls-Royce plc estabeleceram um plano de cooperação para o desenvolvimento de geradores fixos a pilha de combustível de hidrogénio para grandes centros de consumo de energia, como centrais de dados. Considerados críticos pelas duas marcas, esses locais poderão vir a receber energia produzida de forma limpa em alternativa aos geradores a gasóleo, que são atualmente utilizados como auxiliares de emergência ou para suprir necessidades em momentos de pico no consumo de energia.

Este é o segundo acordo de cooperação que a divisão de veículos pesados da Daimler assina em cerca de um mês, tendo também decretado a sua intenção de cooperar com a Volvo Group no desenvolvimento de tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio em larga escala para aquele setor de transportes de mercadorias e outras aplicações.

Agora, sabe-se também que a gigante alemã irá assinar um acordo preliminar com a Rolls-Royce Power Systems com vista ao desenvolvimento daquela tecnologia com base no hidrogénio, com a companhia britânica do grupo BMW a pretender implementar depois as soluções obtidas fruto desta parceria nos seus produtos distribuídos aos centro de dados sob a marca MTU.

No entanto, não se trata de uma estreia em matéria de cooperação entre aquelas duas companhias. No final do ano passado, a RollsRoyce Power Systems e a Lab1886, a unidade de inovação da Daimler para novas áreas de negócios, já tinham acordado um trabalho conjunto para um projeto-piloto com vista ao desenvolvimento desta tecnologia para geradores com base em módulos de pilha de combustível provenientes do setor automóvel. Será colocado em vigor no final deste ano em Friedrichshafen.

“Para a Daimler Truck AG, os sistemas de pilha de combustível desempenham um papel decisivo para conseguir transportes neutros em CO2 – num complemento para a mobilidade dos elétricos a bateria”, referiu Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG.

Afinando pelo mesmo diapasão, Andreas Schell, CEO da Rolls-Royce Power Systems, explicou que “os centros de dados são os nódulos da informação global e das redes de comunicação, cujo papel vital se tornou particularmente evidente nestes tempos difíceis e cuja operação deve, por isso, ser salvaguardada”.