Os tratamentos pediátricos podem revelar-se extremamente desconfortáveis para as crianças, sobretudo em ambiente hospitalar, causando ansiedade nos mais pequenos que, por sua vez, se acaba também por transmitir aos pais e equipa médica. Para tentar ajudar a resolver este problema, a Hyundai desenvolveu um veículo autónomo e ‘inteligente’ que consegue ‘ler’ as emoções da criança e ajudá-la a descontrair-se em preparação para um procedimento médico.

O veículo tem o seu desenho inspirado no 45 Concept da Hyundai, sendo este modelo também único no seu conceito, até porque está repleto de tecnologia. O pequeno carro utiliza um sistema tecnológico que a marca apelidou de ‘Emotion Adaptive Vehicle Control’ (EAVC) para ajudar as crianças internadas no Hospital Pediátrico SJD de Barcelona a lidarem com os seus tratamentos.

O projeto tem por nome ‘Little Big e-Motion’, estando este veículo dotado de tecnologia de inteligência artificial que consegue ler não só o ambiente em seu redor, mas também alguns dos dados clínicos da criança. A tecnologia EAVC monitoriza as expressões faciais da criança, ritmo cardíaco e ritmo respiratório, combinando essas informações com as do veículo, incluindo velocidade, aceleração, barulho e vibração.

A tecnologia processa, então, todos esses dados através de sistema de ‘machine learning’ para otimizar o ambiente e controlar sistemas do veículo como a luz, temperatura, música ou fragrância. O pequeno Hyundai resulta de um trabalho de pesquisa cooperativo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com o 45 a ser desenvolvido pela mesma equipa que concebeu o concept original. Para já este veículo foi doado ao hospital pediátrico de Barcelona para ajudar o seu transporte do quarto para a sala de tratamentos, que é considerada uma das viagens mais enervantes para as crianças.

“Queremos que a nossa tecnologia ajude a melhorar as vidas dos nossos clientes em vários espaços de mobilidade além das estradas. Esperemos que a tecnologia EAVC no minicarro forneça uma experiência segura e divertida para os jovens pacientes e que ajude a melhorar os seus tratamentos de saúde”, refere Jinmo Lee, engenheiro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai Motor.

O vídeo agora lançado revela como é que o novo Hyundai elétrico de pequena dimensão lê todos os dados e os aplica para atuação na criança. O EAVC interage com a criança através de cinco tecnologias – reconhecimento de emoções faciais, cinto de exercícios respiratórios, sensor de ritmo cardíaco, iluminação adaptativa consoante as emoções e fragrâncias adaptadas às emoções.
a carregar vídeo

O médico consegue ter acesso aos dados em tempo real através uma aplicação remota, havendo ainda uma luz sob o carro que mostra como o estado emocional da criança progride – vermelho para desconfortável, amarelo para mais tranquila e verde para totalmente tranquila e apta para receber o tratamento.

Com apenas 1380 mm de comprimento, 810 mm de largura e 820 mm de altura, este veículo consegue atingir uma velocidade máxima de 7 km/h, com uma potência de 240 W.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.