Cada vez mais recheados de tecnologias de grande complexidade, os fabricantes automóveis têm também a exigente tarefa de preparar os seus veículos de forma a apresentarem a menor taxa de falhas possível, o que resulta melhor nalgumas companhias do que noutras.

A JD Power, entidade que efetua diversos estudos em termos de fiabilidade e de confiança nas marcas, levou a cabo a sua análise aos modelos novos vendidos no Reino Unido, apontando quais os modelos que menos dores de cabeça dão nos seus diferentes moldes.

O estudo, que já vai no seu quinto ano, mede o número de problemas por cada 100 veículos (PP100), sendo que um valor mais baixo do que 100 representa menos problemas. Aliás, quanto mais baixo o valor, melhor a prestação em termos de fiabilidade. Em avaliação estão 177 sintomas de problemas em oito categorias: Exterior, Experiência de condução, Funcionalidades/comandos/ecrãs (FCE), Áudio/comunicação/entretenimento/navegação (ACEN), Bancos, Aquecimento/ventilação/ar condicionado (HVAC), interior do veículo e o binómio motor/transmissão.

Uma das conclusões da JD Power é que os sistemas de infoentretenimento (ACEN) são os grandes culpados pela maior fatia dos problemas sentidos em carros novos, conforme revela o estudo de dependência de veículos novos do Reino Unido, que ponta um total de 16.6 PP100 para a categoria ACEN, sendo apontados problemas frequentes com o bluetooth, navegação e má receção do rádio, por exemplo.

A JD Power estabeleceu ainda uma lista de carros mais fiáveis por segmento, levando sempre em linha de conta que, para estabelecer essa listagem, têm de existir pelo menos quatro modelos com 67% de vendas no mercado por cada segmento.

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