O assunto não é novo, mas a questão das distrações ao volante causadas por aplicações ou jogos utilizados a partir do smartphone conta agora com mais uma ‘acha’ para a fogueira, uma vez que um novo estudo levado a cabo nos Estados Unidos da América (EUA) estabeleceu uma relação entre o aumento do número de acidentes e o jogo Pokémon Go.

O estudo teve a autoria dos professores Mara Faccio e John J. McConnell, da Escola de Gestão Krennart na Universidade de Purdue, demonstrando no seu resultado que mais de 100.000 acidentes de trânsito poderão ter tido como causadores o jogo Pokémon Go quando este estava no seu auge de popularidade.

Recorde-se que este é um jogo de realidade virtual que propõe a descoberta e ‘caça’ de novas criaturas através do smartphone, devendo o seu portador estar atento ao ambiente que o rodeia para assim detetar a presença de novos ‘animais’. Naturalmente, houve quem o tentasse fazer durante a prática da condução, o que não terá resultado de forma positiva em muitos dos casos.

Para encetar este estudo, Faccio e McConnell tiveram como premissa de base um estranho aumento do número de acidentes nas estradas e de consequentes vítimas mortais, estudando ao longo de 18 meses as causas das distrações com o smartphone quando essa era determinada como a motivação do acidente.

Assim, reuniram dados de 12.000 acidentes ocorridos no condado de Tippecanoe no eatdo do Indiana, entre 1 de março de 2015 e 30 de novembro de 2016 e extrapolaram essa conclusão a outros locais.

Após o lançamento do jogo a 6 de julho de 2016, verificaram-se mais de 100 milhões de downloads da aplicação para smartphone, com o estudo a demonstrar que a probabilidade de um acidente a menos de 100 metros de uma das ‘PokéStop’ aumentava em 26,5% naquele condado nos 148 dias após o seu lançamento quando comparado com os dados anteriores. Para outras localizações do estado obtiveram valores muito semelhantes. De igual forma, os danos nos veículos causados junto a esses pontos ascenderam aos 498.567 mil dólares, um aumento de 22% no total dos danos dos veículos daquele condado no registo de 1 de março de 2015 e 6 de julho de 2016.

Partindo desses valores iniciais, os investigadores partiram para uma análise global do país: de acordo com as suas estimativas, o jogo poderá ter causado mais 145.632 acidentes desde que foi lançado, aumentado o número de lesões em 29.370 pessoas e causando mais 256 mortes. O custo – especulativo, mas com base no estado do Indiana – de todos estes resultado teria assim uma repercussão enorme nos EUA, entre os 2 mil milhões e os 7.3 mil milhões de dólares naquele período.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.