O aumento do custo de vida e dos preços da energia estão a levar os consumidores de alguns países europeus a “apertar os cordões à bolsa”, dificultando que optem por soluções mais sustentáveis. Esta é a conclusão de um estudo internacional que deteta ainda fortes diferenças geracionais no que toca à vontade de pagar mais por produtos mais ecológicos.

Estas são algumas das conclusões extraídas de um estudo sobre sustentabilidade levado a cabo pela Petronas Lubricants International, no qual são reveladas lacunas entre o conhecimento e a ação dos consumidores quando se trata de tornar os seus veículos mais sustentáveis.

Entre as principais conclusões, destaca-se que cerca de 80% dos inquiridos quer contribuir para uma indústria automóvel mais ecológica, mas mais de um terço (38%) não estaria disposto a pagar mais por produtos alternativos que melhorassem essa mesma condição de sustentabilidade.

Por outro lado, esta investigação, que teve em conta 7000 consumidores de Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia e Reino Unido, identificou algumas diferenças geracionais: por exemplo, 46% dos inquiridos da Geração Z (a mais recente) está disposto a pagar entre 11 a 20% mais por produtos mais ‘verdes’, mas para a maioria (62%) dos inquiridos com idade superior a 55 anos os preços destes produtos não deveriam ser superiores.

Isto reflete os rendimentos e as pressões das diferentes fases da vida, como pagamentos de hipotecas, pensões e propriedade de veículos, e também reforça as disparidades geracionais existentes no que toca a uma visão mais ampla sobre a sustentabilidade.

O estudo revelou ainda uma lacuna na compreensão do que poderia mais ser feito para contribuir para a sustentabilidade: em média, 12% dos europeus não sabe o que poderia ser feito para reduzir a pegada de carbono do seu veículo.

Finalmente, 40% dos inquiridos acredita que a indústria automóvel poderia fazer mais para tornar os veículos mais sustentáveis. Esta é uma área-alvo para muitos países para poderem reduzir as suas emissões de carbono, mas 83% dos participantes neste estudo deseja que as empresas também se comprometam a fazer mais.

“O aumento do custo de vida é algo que estamos a enfrentar em todos os cantos do mundo. Neste momento, o setor automóvel está a pressionar mais, e a inovar ainda mais, para fazer a transição para soluções que melhoram o nosso planeta. Cabe a empresas como a nossa mostrar aos condutores que existem soluções e passos económicos ao nosso alcance, como a manutenção regular dos veículos, escolher fluidos e lubrificantes que economizam combustível e melhoram o desempenho de carros ‘tradicionais’, híbridos e veículos elétricos, ou escolher embalagens feitas de feitas de plástico reciclado,” comentou Domenico Ciaglia, diretor geral da Petronas Lubricants International para a região EMEA.

Efetivamente, para a companhia que tem uma papel fundamental na área dos lubrificantes, esta é uma área que pode também ser racionalizada para se obter uma melhor eficiência, ou seja, maior economia de combustível e melhor desempenho do veículo.