A Etiópia deu um sinal de grande vontade na luta contra as alterações climáticas e procedeu à plantação de mais de 220 milhões de árvores, numa iniciativa para combater a desflorestação no país e que, segundo as autoridades locais, estabelece um recorde mundial.

De acordo com a agência noticiosa Associated Press (AP), a iniciativa partiu do primeiro-ministro, Abiy Ahmed, tendo por objetivo ajudar a restaurar a paisagem do país, que segundo os especialistas, está a ser rapidamente destruída pela desflorestação e pelas alterações climáticas.

A empresa estatal Fana Broadcasting Corporate anunciou que foram plantadas mais de 224 milhões de árvores, batendo por larga margem a meta inicial de 200 milhões de árvores para um único dia.

Todavia, o esforço daquele país africano, assolado pela seca extrema, não irá terminar aqui. Até outubro, manterá a campanha de plantação de árvores, no âmbito da qual pretende totalizar um número de quatro mil milhões de árvores plantadas entre maio e outubro.

As autoridades agrícolas afirmaram que até agora mais de 2,6 mil milhões de árvores foram plantadas em quase todo o país.

O crescimento populacional da Etiópia, a necessidade de mais terras agrícolas, o uso insustentável da floresta e as alterações climáticas são frequentemente referidas como as causas do rápido desmatamento.

Além dos etíopes, várias organizações internacionais e a comunidade empresarial juntaram-se à plantação de árvores, que tem como objetivo ultrapassar o recorde de 66 milhões de árvores plantadas na Índia em 2017.

Com Lusa

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.