Na sua demanda pelo aumento da segurança rodoviária, a Euro NCAP, entidade que avalia o desempenho dos automóveis novos colocados à venda na Europa, revela todos os anos os melhores ‘alunos’ em matéria de segurança nas suas respetivas classes.

A Euro NCAP salienta que as pontuações de estrelas não podem ser diretamente comparadas entre diferentes categorias de veículos, pelo que um ‘Melhor da Classe’ é publicado, mostrando que veículos brilharam ante os seus concorrentes.

Para calcular o melhor de cada classe, aquela entidade efetua um cálculo que tem em conta os quatro resultados nas categorias avaliadas: Adultos, Crianças, Peões e Assistentes de Segurança. Essa soma é utilizada para a base de comparação entre os veículos, sendo que apenas contam para os resultados os modelos com o pacote standard de tecnologias de segurança e não os opcionais, algo que a Euro NCAP permite atualmente.

Algumas categorias não estão representadas, uma vez que o Euro NCAP não testou veículos suficientes para estabelecer uma classificação por classe.

Desde 2018 que a Euro NCAP dá ainda um prémio para os melhores desempenhos de segurança dos elétricos e híbridos testados, salientando que, apesar dos diferentes tamanhos dos veículos, permitem dar aos compradores um guia quanto à segurança desses veículos.

Na tabela deste ano, a Tesla ganha destaque, com três galardões, embora um deles seja duplicado para o Model 3.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.