EXP 100 GT: Bentley de 2035 será elétrico e dispensará motoristas

12/07/2019

Olhando para o passado, mas perspetivando um futuro eletrizante, a Bentley comemora o seu centenário em 2019 com a apresentação de um novo protótipo, o EXP 100 GT, totalmente elétrico e com capacidades de condução autónoma que podem acabar com a tradicional figura do motorista.

O objetivo da marca de Crewe com a revelação deste protótipo foi mostrar como poderão ser os modelos da Bentley no ano 2035, combinando arrojo estético (num modelo com quase seis metros de comprimento) com capacidades tecnológicas elevadas. Como tal, recorre a um sistema elétrico motriz composto por quatro motores e um sistema de vetorização de binário para controlar a transmissão da potência ao asfalto para um total de 1340 CV de potência e 1491 Nm de binário.

Números capazes de impressionar e que impelem o EXP 100 GT concept dos zero aos 100 km/h em menos de 2,5 segundos para atingir uma velocidade máxima de 300 km/h. A marca confia ainda nos muitos avanços tecnológicos em termos de baterias para conseguir uma autonomia de 700 quilómetros e carregamentos que conseguem restabelecer 80% da carga em apenas 15 minutos. Além disso, as novas soluções de compactação tornam ainda o veículo ligeiro, com apenas 1900 kg de peso em vazio.

a carregar vídeo

A bordo, um assistente de inteligência artificial permite antecipar as necessidades dos passageiros e garantir os seus hábitos em termos de conforto e funcionalidades, por exemplo em termos de temperatura interior ou posição de condução, aqui modulando inclusive a própria estrutura do banco do condutor.

Leitores biométricos tratam de ‘ler’ os movimentos dos olhos e da cabeça dos passageiros, verificando de forma constante o seu bem-estar. O espaço a bordo fica assegurado pelas dimensões exteriores, com os seus 5,8 metros de comprimento e cerca de 2,4 metros de largura a oferecerem ainda uma variação no número de lugares, dependendo do modo de condução selecionado.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.