A fábrica alemã de Zwickau produziu o seu último Volkswagen com motor de combustão, passando a dedicar-se, em exclusivo, aos elétricos. O último modelo com motor térmico a deixar a linha de produção de Zwickau foi uma carrinha Golf R com motor 2.0 TSI de cor branca ainda de geração anterior.

No plano da Volkswagen para a transição de motorizações, a fábrica de Zwickau vai passar a ser exclusiva dos veículos elétricos, sendo que a partir de agora, os novos elétricos da Volkswagen, Audi e SEAT (estas duas no futuro) vão ter o seu ‘berço’ naquela infraestrutura germânica.

Numa ‘viagem ao passado’, a Volkswagen recorda que Zwickau tem fabricado automóveis com motor de combustão desde 1904, inicialmente com os Horch, mas ao longo dos anos foram diversas as marcas que lá tiveram modelos seus, incluindo a Trabant na era da República Democrática da Alemanha.

Ao longo dos últimos 30 anos, a Volkswagen produziu ali um total de 6.049.207 unidades dos modelos Polo, Golf, Golf Station, Passat e Passat Station.

“Hoje é um dia histórico para nós. Estamos orgulhosos do que conseguimos até agora e, ao mesmo tempo, estamos também ansiosos para ver aquilo que o futuro nos reserva. A tendência rumo à mobilidade elétrica vai continuar a ganhar velocidade. Vamos dar resposta a essa procura a partir de Zwickau: já criámos uma capacidade de produção de 330.000 veículos no próximo ano”, afirmou Reinhard de Vries, Diretor de Tecnologia e Logística da Volkswagen Sachsen.

Nesse sentidos, o processo de conversão das linhas de produção para veículos elétricos já se iniciou, tendo a sua fase mais importante agora no verão com a transformação do Hall 6, onde se produziu a derradeira carrinha Golf a gasolina, com vista à produção dos novos veículos elétricos no final deste ano – juntamente com o ID.4 da Volkswagen será também produzido um novo SUV da Audi. A marca aponta também o trabalho feito na requalificação especializada de cerca de 8000 trabalhadores.

O investimento total para as conversões atinge cerca de 1.2 mil milhões de euros, com a derradeira fase de expansão, prevista para 2021, a permitir a produção de seis modelos na plataforma elétrica MEB para três marcas do Grupo Volkswagen. As carroçarias para os SUV da Lamborghini e Bentley, o Urus e o Bentayga, continuarão a ser produzidos em Zwickau.

Ficha de modelos com motor de combsutão produzidos em Zwickau desde 1904 (até 26 de junho de 2020)
Horch: 33.500 (estimativa) – 1904 a 1940
Audi: 11.168 – 1910 a 1940
DKW (montagem final): 256.941 – 1931 a 1942
IFA (automóvel): 26.908 – 1949 a 1955
P70/P240: 38.178 – 1955 a 1959
Trabant: 3.096.099 – 1957 a 1991
Volkswagen: 6.049.207 – 1990 a 2020
Total: 9.512.001 entre 1904 a 2020