O Ferrari Enzo que pertenceu a Fernando Alonso vai ser leiloado no Mónaco, naquele que será um evento dedicado aos modelos da marca italiana. O hiperdesportivo do piloto espanhol, que já passou pela Ferrari na Fórmula 1, mas que é atualmente piloto da Aston Martin, será um dos automóveis mais importantes a ser leiloado no ‘L’AstaRossa’ do Mónaco.

No total, serão mais de 40 modelos da Ferrari a serem propostos a leilão pela Monaco Car Auctions, com o Enzo que outrora pertenceu a Alonso a ser, certamente, um dos mais cobiçados do evento, sendo proveniente diretamente da coleção particular do bicampeão do mundo de Fórmula 1.

Pertencendo a uma das linhagens de desportivos mais importantes da indústria, composta pelos seus antecessores 288 GTO, F40 e F50 e pelo seu sucessor LaFerrari, o Enzo foi lançado como o pináculo da marca italiana no início da década de 2000, contando com chassis monocoque em fibra de carbono e um motor V12 de 6.0 litros que marcou a sua época.

A inspiração na Fórmula 1 foi mais do que óbvia, não só no design, mas também nalgumas das soluções técnicas utilizadas, sendo ainda hoje um hiperdesportivo de grande relevância, com uma velocidade de ponta superior a 350 km/h. Certificado pela divisão de clássicos da Ferrari (Ferrari Classiche), o Enzo de Alonso está pintado em vermelho ‘Rosso Corsa’, tendo apenas 4800 quilómetros percorridos no odómetro. Espera-se que este modelo obtenha um valor superior a cinco milhões de euros no leilão do Mónaco.

Mas esse não será o único modelo importante do ‘Cavallino’ a ser proposto no leilão monegasco.

Outro Ferrari com grande potencial de venda por valores elevados é o 365 GTC/4 ‘Beach Car’ concebido pela Michelotti. Entregue novo e na sua versão de fábrica na Suíça ao cirurgião Frédéric Saegesser, em 1972, este modelo único com o número de chassis #16017 foi vendido em 1975 a Willy Felber, um construtor de automóveis e também vendedor da Ferrari.

Foi Felber, por seu turno, que comissionou à Michelotti de Turim a criação de um carro mais adaptado para utilização em praia, daí a denominação ‘Beach Car’, destinando-se ao Emir do Catar, Sheikh Khalifa bin Hamad Al Thani, que nunca tomou posse do veículo devido à crise do petróleo que se abateu naquela década no Médio Oriente.

Pintado em azul claro com interior também em azul, mas de tonalidade mais escura, o veículo com o número de chassis #16017 foi depois pintado noutra cor pela Michelotti (bronze metalizado) e exposto no stand daquela carroçadora no Salão de Genebra de 1976. Os organizadores esperam um valor de venda entre os 650.000€ e os 1.500.000€.

O leilão terá lugar no dia 8 de junho no Fórum Grimaldi, no Monaco.

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