Juntamente com o Porsche 918 Spyder e com o McLaren P1, o Ferrari LaFerrari foi um dos três hiperdesportivos híbridos que marcaram esta década no que à indústria automóvel diz respeito. Contudo, o modelo de Maranello nunca apregoou, ao contrário dos seus dois rivais, a possibilidade de rolar em modo puramente elétrico.

Mais recente hiperdesportivo de uma história que se iniciou no final da década de 1980 com o F40 (ainda que o GTO deva ser apontado como um membro ‘honorário’ desta família), o LaFerrari recorria a um sistema híbrido com motor V12 atmosférico e motor elétrico para um total de 963 CV de potência. Nunca mencionada, no entanto, foi a hipótese de ser conduzido em modo 100% elétrico, como sucede com os modelos da McLaren e da Porsche.

Todavia, tal não é inteiramente verdade, na medida em que o LaFerrari pode ser conduzido com emissões zero. Um primeiro vídeo surgiu no ano passado com um daqueles modelos a ser conduzido sem qualquer ruído, levantando a questão sobre a sua capacidade elétrica. Agora, um novo vídeo, em que o inconfundível LaFerrari verde de Jamiroquai é o protagonista, podendo-se ver o modelo a ser conduzido em modo elétrico num parque de estacionamento do concessionário Joe Macari da Ferrari e Maserati no Reino Unido.

Uma possível resposta para este secretismo estará relacionada com a parca autonomia em modo elétrico quando comparado com os P1 e 918 Spyder, sendo um modo ‘desbloqueado’ apenas para clientes selecionados e para funcionamento em situações específicas, como por exemplo, na do vídeo deste artigo, em que são necessárias deslocações ligeiras ou para parques de estacionamento.