Renovar um ícone como o Ferrari Testarossa não é tarefa fácil, mas foi exatamente isso que a suíça Officine Fioravanti se propôs, com o resultado final deste ‘restomod’ a ser agora revelado. As linhas, entretanto tornadas clássicas, mantiveram-se, mas a técnica foi amplamente revista com o intuito de oferecer uma maior agilidade e velocidade de ponta.

Nascido no início da década de 1980, o Testarossa é dono de uma linha inconfundível, algo que a Officine Fioravanti manteve na íntegra, incluindo a configuração de um único espelho retrovisor. A mudança mais importante foi a aplicada no motor, um bloco ‘boxer’ de 12 cilindros que recebeu novidades na admissão, injeção e sistema de escape, fazendo escalar a potência dos 390 CV originais para mais modernos 510 CV.

Graças aos melhoramentos aerodinâmicos, nomeadamente com a aplicação de um fundo plano, o Testarossa da Officine Fioravanti pode agora superar os 320 km/h, naquele que era um objetivo explícito desde o início. Outro dos pontos importantes foi a renovação da suspensão, agora com elementos da Öhlins, sendo ajustável eletronicamente a partir do habitáculo num desenvolvimento levado a cabo por uma parceria entre aquela companhia e a Officine Fioravanti.

Tendo visto a potência aumentar, outro dos trabalhos fundamentais passou pela renovação completa dos travões, dispondo agora de discos da Brembo ‘escondidos’ atrás de jantes de 17 polegadas no eixo dianteiro e de 18 polegadas no traseiro.

O interior mantém-se largamente próximo do original, ainda que com materiais renovados em couro e novos comandos para sistemas como o da suspensão e também botões para ajustar o ABS e o controlo de tração. Apesar de tudo, o modelo agora revelado foi também aligeirado em cerca de 130 kg, pelo que a sua rapidez foi bastante melhorada, o mesmo se podendo dizer da agilidade.

Fotos: Pietro Marteletti via Facebook da Officine Fioravanti.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.