Ferrari único no mundo vai ser leiloado no Mónaco

08/04/2018

Um exemplar único da Ferrari vai ser leiloado no próximo evento da RM Sotheby’s no Mónaco, no dia 12 maio, dedicado a automóveis de luxo exclusivos. A visão deste Ferrari será pouco familiar para a grande maioria dos ‘tifosi’, uma vez que o 328 Conciso é um exemplar raríssimo que data de 1993, tendo sido apresentado publicamente no Salão de Frankfurt desse mesmo ano.

Este modelo foi construído pelo Estúdio de Design de Bernd Michalak, em Mainz, com Michalak a recorrer a um 328 GTS com pouca quilometragem, ao qual removeu basicamente tudo o que vinha de origem, com exceção do conjunto motriz original. O chassis foi, depois, produzido com recurso a liga em alumínio, sem portas e sem isolamento quanto às condições meteorológicas, além de um interior minimalista.

Por outro lado, procedeu-se ainda a uma redução de 30% no peso do modelo, o que lhe permitiu, mantendo o motor original, um V8 de 270 CV, melhorar as prestações de base: a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em cinco segundos e a velocidade de ponta está firmada nos 278 km/h.

O 328 Conciso foi galardoado com um segundo lugar no Concurso de Design ‘Eurosign’ em 1994, com o único exemplar produzido a ser vendido por Michalak a um colecionador americano, onde ficou até 1998, passando em seguida para um outro colecionador belga, que expôs o 328 Conciso na sua sala de estar.

Raramente visto em público, o carro é apresentado como um modelo em condições imaculadas, tendo recebido um serviço completo de revisão e homologação para estrada ‘aberta’. É leiloado pela RM Sotheby’s com dois capacetes de competição, documentos de homologação belgas, fotografias de época e vários elementos de design da Michalak. O modelo não tem um preço base de licitação.

FOTOS: Peter Singhof ©2018 Cortesia da RM Sotheby’s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.