Um simples Opel Astra Caravan de 2003 é o mais recente automóvel a juntar-se à coleção Opel Classic para modelos especiais da marca. Mas, sendo um Astra de motor Diesel com 80 CV de potência, o que é que tem este Opel de tão especial para aceder ao restrito grupo de modelos de coleção? A resposta está na sua fiabilidade.

Um dos últimos exemplares Astra de geração ‘G’, equipado com um motor 1.7 turbodiesel de 80 CV, de nível de equipamento Elegance e com ar condicionado como equipamento opcional. Este é o resumo do modelo que entra na coleção de modelos clássicos da Opel que, além dessas características básicas, conta com um outro dado especial no painel de instrumentos: uma quilometragem superior a meio milhão de quilómetros sem qualquer avaria.

Este automóvel e o seu proprietário, Henning Barth, funcionário da Opel, percorreram cerca de 100 quilómetros por dia, desde Hunsrück até à sede da Opel, em Rüsselsheim, tendo feito, em parceria, cerca de 500.000 quilómetros sem registo de avarias relevantes. Barth comprou o seu Astra no mercado de usados por 5000 euros quando este contava 100.000 quilómetros no odómetro. Adicionou-lhe, depois, mais meio milhão, levando a que agora o conta-quilómetros registe 600.000 quilómetros percorridos.

“O mais impressionante é que a minha Astra não envelheceu assim tanto ao longo dos últimos anos e destes quilómetros. É verdade que sou muito cuidadoso com ela, mas é incrível que o motor, a caixa de velocidades, o turbo e a bomba de alta pressão nunca tenham precisado de grande atenção. Até a embraiagem é a de origem”, diz um orgulhoso Barth, depois de 17 anos na companhia do seu Astra.

No entanto, tudo tem um fim e a dupla vai agora seguir caminhos diferentes: Barth doou a sua Astra Caravan à coleção Opel Classic, em Rüsselsheim, tendo o seu ex-proprietário adquirido outro Astra, este de geração ‘J’ com motor Diesel de 2.0 litros e 165 CV e com que pretende ultrapassar a quilometragem do seu anterior Astra.

A Opel comercializou o Astra ‘G’ entre 1998 e 2005 com sete diferentes tipos de carroçaria e com uma gama de doze motores. O nível de potência variava dos 65 aos 200 CV. Em 2002, a gama passou a integrar o mais desportivo Astra OPC, inicialmente com 192 CV, ‘esticados’ mais tarde para os 200 CV. Foram produzidas quase quatro milhões de unidades do Astra ‘G’.

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