Fiat 500 elétrico dá os primeiros passos em Mirafiori

12/07/2019

Anunciada a intenção de transformar o 500 num modelo 100% elétrico, a Fiat deu o primeiro passo nesse sentido esta semana, com o início dos trabalhos de reconfiguração da fábrica histórica de Mirafiori, em Itália. O robô Comau é o primeiro elemento estruturante dessa nova estratégia elétrica da marca elétrica rumo à eletrificação, no mesmo local de onde saíram mais de 35 modelos da marca, incluindo o primeiro 500, de 1957.

A plataforma que começou a ser instalada na fábrica destina-se especificamente a viaturas elétricas e a primeira aplicação será o Fiat 500 BEV, com a pré-produção prevista para ser iniciada no final deste ano, devendo o modelo de produção em série chegar ao mercado no próximo ano, ou seja, em 2020.

A seguir à instalação do primeiro robô, o resto da fábrica será reequipada nos próximos meses: só na área de carroçaria, haverá um total de 200 robôs para permitir um processo de total automação de soldadura. Serão cerca de 1200 as pessoas dedicadas à produção do Fiat 500 BEV e a nova linha de montagem terá uma capacidade anual de 80.0000 unidades, com potencial para se expandir.

O investimento total no projeto, incluindo o design, desenvolvimento, engenharia e construção da linha de montagem, é de cerca de 700 milhões de euros. O início da produção está previsto para o segundo trimestre de 2020. A fábrica de Mirafiori assume um carácter histórico, saindo daquelas instalações mais de 28.700.000 veículos desde a sua abertura, há 80 anos. Mirafiori é ainda o maior complexo industrial da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no mundo.

Atualmente, cerca de 20.000 pessoas trabalham no complexo de Turim (Mirafiori e Grugliasco), incluindo as que estão diretamente envolvidas no fabrico e atividades relacionadas, como projeção, design, vendas, serviços financeiros, peças e acessórios.

“O novo Fiat 500 elétrico representa apenas a primeira fase do nosso plano de investimentos para Mirafiori”, afirmou Pietro Gorlier, COO da FCA para a região EMEA, acrescentando que a “este projeto seguir-se-á a renovação da gama Maserati, a começar pelo Levante, e a introdução de novos modelos, conforme previsto no nosso plano de investimentos”.

Avanço na eletromobilidade

Nas últimas semanas, a FCA estabeleceu uma unidade de e-Mobility na região EMEA, que será responsável pela coordenação de todas as atividades relacionadas com a eletrificação. Recentemente, a FCA também assinou acordos com a Enel X e a Engie que permitirão oferecer soluções para simplificar a vida dos clientes na compra e utilização de veículos elétricos de qualquer uma das marcas do grupo.

Em Itália, o Grupo tem planos para instalar mais de 900 postos de carregamento e áreas de estacionamento para empregados, cerca de 1200 nas Leasys Mobility Stores e mais de 1100 em concessionários. O investimento total para este projeto é de cerca de 33 milhões de euros. Além disso, a FCA está a avaliar projetos baseados na inovadora tecnologia Vehicle-to-Grid, que permite que os veículos “restituam” eletricidade ao ponto de abastecimento, em caso de picos de necessidade de eletricidade, mudando para carregamento quando as exigências voltam ao normal. Isto é uma vantagem para os clientes e, ao mesmo tempo, reduz a produção de energia.

O projeto 500 BEV é parte do muito mais amplo plano de investimentos das FCA para Itália no período de 2019-2021. De facto, o grupo FCA vai investir um total de 5 mil milhões de euros para suportar uma substancial renovação da sua gama de produtos com a introdução de 13 modelos novos ou significativamente renovados e de uma ampla oferta de veículos elétricos, incluindo 12 versões eletrificadas de modelos novos ou já existentes.

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