O ano de 2017 assinala o 60º aniversário do icónico Fiat 500, um modelo que figura na lista de honra da indústria automóvel pela sua importância. Para o assinalar, a companhia italiana, hoje integrada na Fiat Chrysler Automobiles (FCA), lança este ano uma versão especial comemorativa, apropriadamente denominada 60th Anniversary, que traz novos elementos distintivos, como um teto em lona para tornar este modelo num descapotável e carroçaria pintada em duas cores.

Recusando-se a envelhecer, um pouco como Peter Pan, o pequeno 500 durge com uma campanha a que a marca deu o nome ‘Forever Young’, ou seja, ‘Eternamente Jovem’, tal como a música popularizada pelos Alphaville.

Um dos elementos desta campanha é um vídeo que passa em revista os 60 anos do 500, feito por Cyriak Harris. Esta série limitada está à venda em edição limitada com motores Diesel de 1.3 litros com 95 CV e gasolina 1.2 atmosférico e 0.9 TwinAir sobrealimentado de 85 CV.

a carregar vídeo

Recorde-se que o 500 original nasceu numa época de ressurgimento do mercado europeu após a Segunda Guerra Mundial, mais concretamente, em 1957, tendo o seu lançamento decorrido no dia 4 de julho desse mesmo ano. Desde então, a história do 500 não mais parou de crescer, com a sua aura a fortalecer-se a cada ano.

Uma versão mais moderna nasceu já em meados da primeira década deste novo milénio, recuperando alguns dos traços do original, mas adaptado a uma nova era em termos de segurança e de eficácia, valendo à Fiat um estatuto de best-seller no seu segmento. Tanto mais que acabou por gerar igualmente derivações inspiradas no 500, como o 500 X ou o 500 L, duas formas distintas de abordar a gama 500 e que prosseguiram o sucesso do modelo.

No total, a marca garante já ter vendido mais de seis milhões de unidades desde o seu lançamento até ao presente.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.