A Fiat Chrsyler Automobiles (FCA) irá apertar as medidas de controlo de propagação do Covid-19 (coronavírus), anunciando esta manhã que a produção das suas marcas (incluindo a da Maserati) será suspensa na maioria das suas fábricas europeias.

A suspensão temporária da produção estará em vigor até dia 27 de março, permitindo ao grupo italiano adaptar-se às mais recentes medidas de controlo do Governo italiano, que havia declarado estado de emergência no final da semana passada. Ao mesmo tempo, a FCA garante, em comunicado, que “esta suspensão permite responder de forma efetiva à interrupção na procura do mercado, assegurando a otimização da oferta”.

De acordo com a FCA, serão encerradas temporariamente as fábricas italianas de Melfi, G. Vico (Pomigliano), Cassino, Mirafiori Carrozzerie, Grugliasco e Modena, mas também as de Kragujevac (Sérvia) e Tychy (Polónia).

Esta é a mais recente medida implementada pela FCA na luta contra o novo coronavírus, que tem afetado Itália de maneira mais severa, mas que entretanto já se espalhou por outros países europeus, tendo mesmo a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarado que o continente europeu é agora o epicentro do surto.

No caso da FCA, a companhia italiana tem estado a implementar diversas medidas para conter o surto, nomeadamente com a imposição de medidas diferentes na produção, como por exemplo com o estabelecimento de uma maior distância entre postos de trabalho, reforço da limpeza e higienização dos locais com maior frequência. Também o teletrabalho foi implementado nos postos em que tal é possível, adiantando que “esta opção está agora ativamente disponível para os seus empregados em todo o mundo”.