Fim da linha para um dos carros mais rápidos do mundo

05/04/2018

Aquele que é um dos carros mais velozes do mundo chega ao fim do seu ciclo. O último dos Koenigsegg Agera RS deixou a linha de produção da marca sueca no início do mês de abril, firmando-se assim um ponto final num modelo que sai de cena com, nada mais, nada menos, do que cinco recordes mundiais de performance.

A informação foi confirmada pela própria Koenigsegg, que aponta o final de produção do Agera RS, com o modelo de ‘despedida’ a ser uma unidade de substituição para o ‘recuperado’ RS ‘Gryphon’ que havia sido danificado num acidente e que a marca decidiu manter para si, produzindo um outro para o cliente que o havia encomendado.

Uma vez encerrado o programa RS, a marca adianta, no entanto, que ainda serão produzidos dois Agera, mas neste caso, foi Final Edition, denominados de forma adequada devido ao seu ‘adeus’. Tratam-se de versões bastante exclusivas, compondo um total de três unidades especiais pensadas para o efeito.

No seu ‘post’ no blogue, a marca agradece a confiança dos seus clientes que adquiriram as 25 unidades do Agera, que havia sido apresentado no Salão de Genebra de 2010. Com muitos recordes de destaque, o mais relevante foi o alcançado numa autoestrada fechada do Nevada, nos Estados Unidos da América (EUA), garantindo a maior velocidade de ponta para um carro de produção em série, com uma velocidade média nos dois percursos (ida e volta) de 277.9 mph, convertido para 447 km/h.

Com um motor V8 de 5.0 litros, o Agera RS debitava uma potência de 1160 CV, um valor que poderia ser aumentado para os 1360 CV com o pack opcional ‘megawatt’, que aumentava a potência para os 1000 kW.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.