O uso da plataforma exclusiva para elétricos da Volkswagen permitirá à Fisker acelerar a produção do Ocean, reduzindo significativamente os custos de produção.

Para o segundo semestre de 2021, a jovem companhia com sede na Califórnia promete um SUV de luxo, com posicionamento de mercado altamente atrativo, para rivalizar com o vindouro Model Y no catálogo da marca criada por Elon Musk.

O fabricante norte-americano fundado por Henrik Fisker, designer que esteve no desenvolvimento do BMW i8, é apenas um de muitos novos ‘players’ que se candidatam ao estatuto de alternativas às marcas tradicionais, embora delas possam depender para viabilizar os seus projetos. No caso, a Fisker acaba de confirmar que está a estudar a hipótese de firmar com a Volkswagen um acordo de parceria para a partilha da plataforma MEB, específica para veículos elétricos, componentes e baterias usadas no ID.4.

A Fisker anuncia que colocará o Ocean no mercado com um preço base de 37.499 dólares, valor que, descontando-se os apoios estatais norte-americanos, desce 29.999 dólares, qualquer coisa como 26 mil euros. Objetivo ambicioso que depende, obviamente, da sua capacidade para reduzir (muito!) os custos de produção, nomeadamente usando base técnica reconhecida.

Apresentado sob a forma de protótipo em janeiro, o Ocean, com 4,64 metros de comprimento, apresentava configuração de dois motores elétricos (um por cada eixo), possibilitando tração integral. Entre as soluções técnicas originais, um tejadilho equipado com painéis solares que, segundo a marca, permitiram viajar 1600 quilómetros extra por ano. A autonomia anunciada entre carregamentos ronda os 450 quilómetros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.