Ford anuncia eletrificação de Fiesta e Focus em 2020

26/03/2019

A Ford deu a conhecer a sua próxima etapa na estratégia de eletrificação, com o principal destaque a ir para a introdução no mercado já em 2020 das versões eletrificadas do Fiesta e do Focus, ambos com recurso a sistemas ‘mild hybrid’.

Esta nova estratégia será anunciada no evento ‘Go Further’, que terá lugar em Amesterdão, na Holanda, e no qual serão também conhecidos novos dados da estratégia referente aos veículos comerciais e SUV.

Assim, já em 2020, serão lançados no mercado europeu os Fiesta EcoBoost Hybrid e Focus EcoBoost Hybrid com recurso a uma unidade eletrificada de 48 volts, com gerador integrado por correia que permite não só gerar poupanças acrescidas nos consumos e nas emissões, mas também um aumento nas prestações.

Um sistema integrado de arranque/gerador por correia (Belt Integrated Starter Generator/BISG) substitui o tradicional alternador, permitindo a recuperação e o armazenamento da energia que, geralmente, se perde durante a travagem e as descidas inclinadas, carregando uma bateria de iões de lítio, de 48 volts, refrigerada a ar.

Esse sistema estará associado ao motor 1.0 EcoBoost de três cilindros, usando a energia armazenada para fornecer assistência ao binário em condução normal e em aceleração, bem como no abastecimento dos sistemas elétricos auxiliares do veículo. O BISG também permitiu aos engenheiros da Ford aumentar a potência do motor EcoBoost, de 1.0 litros, com um turbo maior, atenuando o denominado turbo-lag.

Ainda que não tenha revelado dados de potência, já são conhecidos os dados de consumos e de emissões já em ciclo WLTP. Assim, o Fiesta EcoBoost Hybrid terá emissões a partir de 112 g/km de CO2 e consumos a partir de 4,9 l/100 km, enquanto o Focus EcoBoost Hybrid terá emissões a partir de 106 g/km de CO2 e consumos de 4,7 l/100 km.

A Ford também está a introduzir soluções ‘mild-hybrid’ para melhorar a eficiência de combustível dos furgões Transit de 2 toneladas e Transit Custom, bem como do Tourneo Custom de transporte de passageiros (com 8 ou 9 lugares), propostas que irão estar à venda mais tarde este ano. Juntar-se-ão, ainda, aos novos Mondeo Hybrid, agora também na variante carrinha, integrando uma arquitetura ‘full-hybrid’.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.