A Ford vai criar uma divisão independente para os seus automóveis elétricos, separando-a do segmento dos automóveis de motor de combustão interna, procurando assim acelerar o desenvolvimento dos seus veículos 100% elétricos e conectados no futuro com o plano ‘Ford+’.

A marca americana irá assim acelerar a transformação do seu negócio automóvel, criando uma divisão inteiramente dedicada aos modelos elétricos com a denominação Ford Model e, enquanto a divisão de modelos de combustão interna assumirá a designação Ford Blue (havendo ainda a divisão de comerciais e profissional Ford Pro).

De acordo com a marca, esta mudança surge em reconhecimento de necessidades distintas de abordagem, talentos e de cooperações para o desenvolvimento de automóveis elétricos e conectados, capitalizando ao mesmo tempo a designação emblemática de alguns dos modelos com motor de combustão interna da Ford.

A criação da divisão Ford Model e ganhou forma pelo sucesso das pequenas equipas da Ford que desenvolveram os GT, Mustang Mach-E e F-150 Lightning, bem como a divisão dedicada da marca à tecnologia elétrica na China.

“Esta não é a primeira vez que a Ford reimaginou o futuro e seguiu o seu próprio caminho. Temos uma oportunidade extraordinária para liderar esta nova era de veículos elétricos e conectados, dando aos nossos clientes o melhor da Ford e ajudar a fazer uma diferença concreta para a saúde do planeta”, afirmou o Presidente Executivo da Ford, Bill Ford.

A divisão Ford Model e vai ser “o centro de inovação e de crescimento, uma equipa composta pelos melhores talentos mundiais nas áreas do software, dos elétricos e do automóvel para criar veículos elétricos e experiências digitais incríveis para as novas gerações de clientes da Ford”, explicou Jim Farley, CEO da Ford. Por seu turno, a missão da Ford Blue será a de criar “um negócio de [automóveis de] combustão interna mais rentável e vibrante, fortalecendo as nossas famílias de veículos bem-sucedidos e icónicos e ganhar maior lealdade através da oferta de serviços e experiências incríveis”.

Missões cruzadas

As divisões distintas Ford Model e Ford Blue serão independentes, mas também irão apoiar-se mutuamente (bem como à Ford Pro) no caminho para um negócio mais sustentável.

À divisão Ford Model e estará entregue a criação de novos métodos e soluções de engenharia e de tecnologias que possam ser aplicadas na empresa, mas também criar novas tecnologias e capacidades como novas plataformas elétricas, baterias de nova geração, motores de nova geração, inversores, carregadores e reciclagem. Terá também a missão de desenvolver plataformas de software e arquiteturas conectadas para novas experiências no veículo.

Já a Ford Blue terá de fortalecer a imagem e presença de modelos emblemáticos da marca, como a Série F (destacando-se a famosa pick-up F-150), Ranger, Maverick, Bronco, Explorer e Mustang, bem como investimentos em novos modelos, derivações e experiências. Entre as suas missões estará a redução dos custos de desenvolvimento, simplificando operações e melhorando a qualidade geral.

Recorde-se que a Ford tem em curso um profundo processo de transformação do seu negócio com o objetivo de se tornar uma marca totalmente eletrificada, esperando uma produção anual de mais de dois milhões de veículos elétricos em 2026 e que as suas vendas de elétricos representem metade do seu volume de vendas globais em 2030.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.