A Ford mostrou no Salão de Veículos Comerciais de Birmingham mais um exemplo da sua aposta na sustentabilidade nos transportes, neste caso dos de mercadorias, sob a forma de uma Transit Custom Plug-in, que estreia soluções que permitem enfrentar os desafios da qualidade do ar e do congestionamento de trânsito no interior das cidades.

Assim, a Ford expõe neste certame uma Transit Custom híbrida Plug-in (PHEV), furgão atualmente envolvido num programa de testes para frotistas, com a duração de 12 meses, a decorrer em Londres, no Reino Unido. Este destina-se a explorar a forma como os furgões híbridos podem contribuir para as metas de obtenção de ar mais limpo, bem como reforçar os níveis de produtividade na utilização em cidade.

Operada pela “Transport for London”, entidade governamental local que apoia o projecto destes testes para frotistas, a Transit PHEV possui um sistema híbrido que tem como alvo uma autonomia de zero emissões superior a 50 quilómetros, contando com o motor 1.0 EcoBoost, a gasolina, como extensor de autonomia. O veículo de testes possui um sofisticado sistema de telemática que fornece, em tempo real, dados respeitantes ao desempenho do furgão.

No total, são 20 as unidades Transit PHEV envolvidas nos testes, desempenhando diversas funções de empresas instaladas em cidades. Os veículos estão equipados com tecnologia de delimitação geográfica (geofencing), que tem a capacidade de modificar automaticamente as suas configurações com base na localização atual específica de cada um.

Crédito: Spencer Griffiths

O desenvolvimento da frota de veículos de teste obteve uma contribuição de cerca de 5.3 milhões de euros (4.7 milhões de libras esterlinas) por parte da Advanced Propulsion Centre, organização financiada pelo governo do Reino Unido. Isto permitiu à Ford, num trabalho conjunto com os seus parceiros – a Prodrive Advanced Technology e a Revolve Technologies – colocar estes veículos de teste em frotas reais logo numa fase inicial, de modo a que o feedback dos clientes seja usado para ajudar a aperfeiçoar a Transit Custom PHEV antes do arranque da sua produção em série, em 2019.

Também em exibição está um conceito de serviço digital destinado aos operadores de frotas de veículos comerciais que fornecem bens e serviços em zonas urbanas. O serviço utiliza uma abordagem multimodal para interligar as frotas de furgões com estafetas de bicicleta e a pé nas cidades, de forma a aumentar a eficiência e a rapidez das entregas “último quilómetro”. A Ford está a procurar construir uma estrutura de parceiros frotistas para trabalhar no desenvolvimento de mais testes em Londres até ao final do ano.