A Ford deu mais um passo para a sua afirmação elétrica na Europa, confirmando a eleição da sua fábrica de Valência, em Espanha, como o local preferido para montar veículos baseados numa arquitetura de veículos elétricos de próxima geração. Ainda pendente de aprovação em termos de produto, a fábrica de Valência poderá produzir veículos elétricos e conectados inovadores a partir do final da presente década.

Com um ambicioso plano em curso de transição para a mobilidade elétrica, a Ford pretende vender 600.000 automóveis elétricos na Europa até 2026, assentando numa série de novos modelos, mas também na conversão das suas operações em solo europeu ao longo dos próximos dois anos. Os planos da Ford para o futuro totalmente elétrico na Europa apoiam a meta global de mais de dois milhões de VE produzidos anualmente até 2026, e uma margem EBIT ajustada de 10% pela companhia até 2026.

A estratégia europeia da Ford irá abranger diversas gamas elétricas, desde logo a começar por uma versão elétrica do Puma. Ao mesmo tempo, a marca alemã pretende alargar a sua liderança no segmento dos veículos comerciais com modelos elétricos e serviços conectados Ford Pro.

A Ford está também a avançar com uma conversão no valor de dois mil milhões de dólares das suas operações em Colónia, na Alemanha, de modo a começar a produzir veículos elétricos de passageiros a partir de 2023.

“Estamos empenhados em construir um negócio vibrante e sustentável na Europa como parte do nosso plano Ford+, e isso requer concentração e a concretização de escolhas difíceis”, disse Jim Farley, Presidente e CEO da Ford. “A indústria automóvel europeia é extremamente competitiva e, para prosperar e crescer, nunca nos podemos contentar com produtos que sejam menos do que incrivelmente grandes, com uma deliciosa experiência de cliente, operações ultra-lineares e uma equipa talentosa e motivada”, completou.

Por seu turno, Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa e Diretor de Transformação & Qualidade da Ford Motor Company, explicou que “trazer a nossa nova arquitetura de veículos elétricos para Valência irá ajudar-nos a construir um negócio rentável na Europa, garantir uma empregabilidade de alto valor e aumentar a oferta da Ford de veículos elétricos premium, de elevado desempenho e totalmente conectados, que vão ao encontro da procura dos nossos clientes europeus”.

A decisão hoje anunciada seguiu-se à conclusão de consultas exaustivas com equipas de Valência, em Espanha, e Saarlouis, na Alemanha. A fábrica da Ford de Saarlouis continuará a produzir o modelo de passageiros Ford Focus, estando a companhia a avaliar outras opções para futuros conceitos nessas instalações.

Porém, contrariando receios quanto à sua presença na Alemanha, a Ford reiterou o seu compromisso para com aquele país como sede do seu modelo europeu de negócio, mas também como o local do seu principal foco de produção nacional de veículos elétricos na Europa. O Centro de Eletrificação de Colónia, de última geração, irá começar a produzir no final de 2023.