Ford Tourneo Custom estreia sistema Mild Hybrid para maior poupança

05/03/2019

Direcionada para o setor dos transportes de passageiros, a Ford Tourneo Custom vai estrear um conjunto de motores Diesel EcoBlue de 2.0 litros mais eficientes e potentes, a que se junta ainda uma variante EcoBlue Hybrid para maior eficácia e um leque de tecnologias de apoio à condução, em que se inclui a Assistência Activa ao Estacionamento.

Otimizado para garantir uma melhoria até 6% em termos de eficiência de combustível, levando a uma inerente redução dos custos de utilização, o motor 2.0 EcoBlue da Ford será proposto numa nova variante de 185 CV de potência e 415 Nm de binário, traduzindo-se em melhores performances e maior capacidade no transporte de um máximo de nove ocupantes e respectiva bagagem.

A Tourneo Custom também irá propor tecnologia mild hybrid de 48 volts, oferecendo uma expectável melhoria nos consumos de cerca de 3% adicionais, com base na norma WLTP, com benefícios reforçados em ambiente de condução urbana de para/arranca.

Entre as melhorias operadas no motor EcoBlue, de 2.0 litros incluem-se um design revisto do turbocompressor de baixa inércia, um sistema de injeção de combustível revisto com pressão incrementada para os 2200 bar (ajudando a um processo de combustão mais eficiente) e, para reduzir o atrito dentro do motor, novos pistões em aço, com camisas de menor espessura do que as empregues no motor anterior, em alumínio fundido, agora descontinuado. Além disso, registo ainda para uma bomba de óleo de fluxo variável, adaptando o fornecimento de óleo consoante as necessidades.

Além da nova variante de 185 CV, o motor 2.0 EcoBlue também está disponível nas variantes de 130 CV e 105 CV.

Já a tecnologia Mild Hybrid para o novo bloco EcoBlue Hybrid de 48 volts ficará disponível para determinadas variantes de caixa manual, tendo sido otimizado para garantir uma maior eficiência de consumos. Um sistema de arranque/gerador por correia (BISG) integrado substitui o alternador comum, permitindo a recuperação e armazenamento da energia gerada pelo veículo em desaceleração, carregando um pack de baterias de iões de lítio de 48 volts. O BISG também opera como motor, recorrendo à energia armazenada para proporcionar assistência ao binário em condução normal e acelerações, bem como no fornecimento de energia aos sistemas eléctricos de suporte.

A avançada tecnologia Auto Start-Stop do motor EcoBlue Hybrid opera em outras situações, nomeadamente quando o veículo se encontra parado com uma mudança engrenada ou em desaceleração rumo a uma paragem. O condutor pode ajustar a velocidade em desaceleração a que o Auto Start-Stop opera, seleccionando 12 km/h, 16 km/h ou 20 km/h.

Todos os motores da Tourneo Custom também beneficiam de um ECO Mode selecionável para ajudar a reduzir ainda mais os consumos.

Entre as outras funcionalidades que ajudam ao conforto dos ocupantes, destaque para a inclusão a bordo do modem FordPass Connect (de série para ambos os ecrãs tácteis de 4 e 8 polegadas), que torna a Tourneo Custom num hotspot Wi-Fi para um máximo de 10 aparelhos, complementando o leque de novas soluções tecnológicas de ajuda á condução, nomeadamente em termos de estacionamento, reboque e para evitar colisões ou até multas por excesso de velocidade, dando-lhes uma maior confiança ao volante.

Após o lançamento do novo modelo, no início de 2018, com novo interior, a Ford comercializou 17.100 unidades da Tourneo Custom no ano passado, representando um aumento de 28 por cento face ao ano anterior.