Aproveitando a moda revivalista muito em voga, a empresa de conversões Caselani Srl está tem no seu cardápio de trabalhos dois projetos com base nas antigas Citroën Type H, dando a modelos atuais uma face bem mais clássica.

Embalada pelas tendências do ‘restomod’ (restauro com atualização técnica e estética dos componentes), a Caselani Srl recorre à sua experiência na indústria náutica para converter modelos retro-inspirados, neste caso, oriundos da Citroën, com utilização de elementos em fibra de vidro ou design tridimensional.

Trabalhando com a autorização da Citroën, a companhia tem dois conceitos diferentes à disposição dos seus clientes, o Type H tem por base o atual Citroën Jumper, estando disponível em todas as configurações de base, podendo ser convertidos também em carrinhas de comida para venda ambulante.

Os modelos podem ser convertidos também em autocaravanas, por exemplo, para escapadelas mais aventureiras. A sua inspiração é o Type HY, que foi produzido entre 1947 e 1981, mas é a outra versão produzida pela Caselani que chama ainda mais a atenção.

Trata-se do Type HG, que se inspira no Type G, um modelo mais compacto e leve do que o Type HY, mas que nunca chegaria a ser produzido, tendo dado o seu lugar ao 2CV furgão que veio a ser produzido. Porém, esta pequena empresa especialista inspirou-se nos protótipos dos Type G para criar o Type HG, com base nos modelos Citroën Jumpy/SpaceTourer, procurando responder aos desejos de clientes com uma atenção particular aos detalhes.

Uma das particularidades é a de poder ter a motorização elétrica baseada no ë-SpaceTourer de série, com cinco a nove lugares e três tipos de carroçaria – XS (4,60 m), M (4,95 m) e XL (5,30 m). A versão elétrica está disponível com dois packs de baterias, uma de 50 kWh e outra de 75 kWh, com uma autonomia máxima de 330 quilómetros.

Como ambos os projetos da Caselani Srl assentam em modelos de produção em série da Citroën, praticamente todas as variantes são possíveis de converter. Em Espanha, os preços arrancam nos 30.820€ (mais IVA) para o Type H L2 de 5,41 metros, no caso apenas da variante chassis-cabina, enquanto a versão Panelvan L1 de 4,96 metros de comprimento tem um preço base de 42.000€ (mais IVA). Em ambos os casos, tratam-se de preços para o motor BlueHDi de 140 CV.

Já o Type HG Panelvan (Jumpy Club) 1.5 BlueHDi de 120 CV tem um custo base de 40.300€ (mais IVA) na variante curta M (4,95 m).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.