Está confirmada a fusão entre os Grupos PSA (Peugeot S.A.) e FCA (Fiat Chrysler Automobiles). Está assim criado um dos maiores grupos automóveis mundiais, o Stellantis N.V., liderado por Carlos Tavares, que será o CEO.

Suplantadas as últimas exigências da autoridade europeia para a concorrência e registadas as necessárias aprovações por parte dos conselhos de administração de ambas as companhias, o grupo Stellantis tornou-se efetivo hoje, consolidando aquele que será um dos maiores grupos automóveis mundiais.

Com os dados globais de 2020, os Grupos PSA e FCA darão origem ao quarto maior grupo automóvel a nível mundial, com o primeiro a apresentar um valor mundial de 3.90 milhões de unidades vendidas e o segundo a registar 2.91 milhões de unidades.

Tal como foi anunciado anterioremente, as ações ordinárias da Stellantis serão negociadas na Euronext, em Paris, e no Mercato Telematico Azionario, em Milão, a partir de segunda-feira, dia 18 de janeiro de 2021, e na New York Stock Exchange, a partir de terça-feira, dia 19 de janeiro de 2021, em ambos os casos com o símbolo de registo “STLA”.

Este é um passo significativo para as duas companhias num momento em que a indústria automóvel enfrenta grandes dificuldades por causa da pandemia de Covid-19 e uma necessidade de redução de custos inerentes ao desenvolvimento de novas tecnologias, sobretudo as de eletrificação e de conectividade, que são cada vez mais fundamentais.