Antevendo a entrada em vigor de novas normas de emissões e observando também o crescimento das motorizações ditas alternativas nos mercados europeus, a DS Automobiles segue firme no seu percurso para oferecer já a partir de 2020 uma versão eletrificada em cada novo modelo e, a partir de 2025, para que todos os modelos vendidos tenham sempre uma componente eletrificada, seja com elétricos ou híbridos Plug-in.
Para compreender todas as necessidades de motorizações para o futuro a médio-prazo, o Grupo PSA conta com duas plataformas de alta tecnologia, a EMP2 que permite produção de versões com motor de combustão interna (MCI) e híbridos Plug-in (PHEV) para os segmentos C e D e a mais recente CMP, uma arquitetura multienergia que permite a produção de veículos MCI e 100% elétricos para os segmentos C e B.
DS3 Crossback E-Tense: Entrada elétrica
É precisamente no segmento B, mas no dos SUV, que se inclui o primeiro veículo 100% elétrico da DS Automobiles, o DS3 Crossback E-Tense, que recorre a um motor elétrico de 100 kW (136 CV) com 260 Nm de binário, associado a uma bateria de iões de lítio de 50 kWh e a um sistema de recuperação de energia em desaceleração e travagem. A autonomia é de 320 km (ciclo WLTP). A aceleração de zero a 50 km/h cumpre-se em meros 3,3 segundos, com a marca a prometer ainda um elevado nível de conforto acústico e de rolamento.
NOVOS SERVIÇOS E-TENSE PARA A NOVA MOBILIDADEA DS Automobiles prepara também uma gama de serviços de apoio aos condutores dos seus E-Tense, com recurso à app MyDS. Assim, será possível programar ou acionar o carregamento dos veículos e acompanhar o estado de carga no smartphone. O pré-condicionamento térmico, que permite configurar a temperatura do habitáculo, pode também ser controlado remotamente. Conectado aos serviços oferecidos pelo Free2Move, os E-Tense oferecem ainda novas possibilidades, diretamente acessíveis por smartphone ou através do cartão especial Charge My DS Pass.
A bateria está colocada em posição central e baixa, totalmente alojada sob o piso, o que lhe permite baixar o seu centro de gravidade e o peso, o qual, ainda assim, é parcialmente compensado por uma redução de 50 kg noutros componentes, comparativamente a um DS3 Crossback equivalente.
Este SUV permite eleger entre três modos de condução: “Eco” para maximizar a autonomia, “Normal” para desfrutar do maior conforto no quotidiano e “Sport” com incremento de binário que dá prioridade às sensações dinâmicas. Os modos de condução são complementados por duas opções de recuperação de energia, herdadas da Fórmula E, que podem ser controladas pelo condutor: “NORMAL”, para simular o comportamento de um motor de combustão interna; e BRAKE, que desacelera o veículo com maior intensidade.
Estética diferenciada
No domínio estético, o DS3 Crossback E-Tense diferencia-se das restantes variantes pelos acabamentos em cromado acetinado e inclusão de assinaturas E-Tense, o para-choques traseiro exclusivo e as jantes de liga leve Kyoto de 18 polegadas, para além de uma nova cor Cristal Pearl (opcional).
À semelhança do resto da gama espelha a aposta da DS pela personalização, que se manifesta em aspetos como as cinco Inspirações, baseadas em bairros emblemáticos de Paris, que permitem que o interior seja un fiel reflexo dos seus utilizadores, combinando cores e materiais, tanto no interior como no exterior do veículo. Possibilidades de escolha reforçadas com dez tipos de jantes, dez cores de carroçaria e três cores de tejadilho.
DS7 Crossback também em modo eletrificado
A gama do DS7 Crossback, lançada em Portugal em 2018, também será complementada, em janeiro, com a chegada aos concessionários da versão híbrida Plug-in, na forma do E-Tense 4×4, numa propsota que pretende juntar o melhor de um veículo capaz de percorrer longas distâncias à circulação com zero emissões na cidade, além de prestações entusiasmantes mercê dos seus 300 CV de potência combinada.
Este SUV será capaz de oferecer 58 quilómetros de autonomia elétrica (ciclo WLTP), utilizando apenas a energia proveniente de uma bateria de 13.2 kWh e a energia recuperada na desaceleração e travagem. Com o seu motor a gasolina de 200 CV e dois motores elétricos, a potência total é de 300 cv e o binário é de 450 Nm, com tração às quatro rodas.
Além dos modos, este SUV médio exibe ainda função “E-Save”, que permite guardar a energia presente na bateria para utilização posterior em modo 100% elétrico, útil para percursos alternados entre autoestrada e cidade. A bateria carrega-se em 1 hora e 45 minutos a partir de uma DS Smart Wallbox.
Em termos de imagem, adota jantes de liga leve de 19 polegadas London e nova cor Crystal Pearl. A atenção ao detalhe é ilustrada pelo “E” gravado no comando da caixa de velocidades, ou pelo amplo touchscreen que mostra, em tempo real, a extensão de condução possível em modo elétrico, bem como os pontos de carregamento no trajeto. Este modelo híbrido plug-in pode ainda receber a nova cor Cinza Galet Inspiration Rivoli.
Em Portugal, o DS 7 Crossback E-Tense 4×4 surge com um preço recomendado que se inicia nos 53.800€ para uma versão Be Chic, passando pelos 55.800€ do So Chic e dos 56.700€ da Performance Line e que vai até aos 59.800€ da versão Grand Chic de topo.
As primeiras entregas deste modelo estão previstas para o início de janeiro de 2020.
Gama DS 3 Crossback E-Tense | |
DS 3 CROSSBACK E-TENSE S&S EAT8 So Chic | 41.800,00 € |
DS 3 CROSSBACK E-TENSE S&S EAT8 PERFORMANCE Line | 41.800,00 € |
DS 3 CROSSBACK E-TENSE S&S EAT8 Grand Chic | 45.900,00 € |
Gama DS 7 Crossback E-Tense | |
DS 7 Crossback Be Chic E-TENSE 4X4 | 53.800,00 € |
DS 7 Crossback PERFORMANCE Line E-TENSE 4X4 | 56.700,00 € |
DS 7 Crossback So Chic E-Tense 4×4 | 55.800,00 € |
DS 7 Crossback Grand Chic E-Tense 4X4 | 59.800,00 € |
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