Mazda com gama renovada em Portugal: Mais tecnologia e novos motores a gasolina

11/01/2019

Ano novo, gama renovada. Eis a forma como a Mazda se reposiciona em Portugal, com uma série de novidades importantes para quase toda a sua gama, havendo a destacar a adição de novas motorizações a gasolina e Diesel e retoques estéticos e qualitativos de circunstância para enfrentar o ano de 2019. A introdução do ciclo de medição de emissões e consumos WLTP também teve efeitos… e aumentou a potência no caso do MX-5.

Nos primeiros meses de 2019 irão chegar ao mercado nacional quatro novidades da companhia de Hiroxima, com destaque para as atualizações dos SUV CX-3 e CX-5, para a introdução do topo de gama Mazda6 e da atualização técnica e tecnológica do Mazda MX-5, o roadster mais vendido do mundo nas declinações soft-top e RF.

Uma das novidades de monta desta renovação de gama é a adição de mais motorizações a gasolina no segmento da moda, o dos SUV, atendendo ao novo padrão de interesse dos clientes que parecem estar a afastar-se dos motores Diesel, mesmo nos segmentos SUV e dos berlinas executivas, neste caso com o Mazda6.

As estreias em cada uma das gamas são vastas e abrangem todos os domínios, tanto estéticos, como técnicos, com a marca a garantir que o objetivo é garantir as sensações de condução jinba ittai – expressão japonesas que ilustra um “cavalo e o seu cavaleiro como um todo”, de que a Mazda é orgulhosamente precursora.

CX-3 com novos motores: ‘adeus’ ao Diesel 1.5

Tendo-se tornado um best-seller logo desde o seu lançamento em 2015, chegando depois a representar quase 50% das vendas da marca num alargado período temporal, o Mazda CX-3 de 2019 responde ao feedback dos clientes, representando avanços quer em termos de conceção, quer na eficácia.

Em termos de design exterior, os melhoramentos incluem uma grelha dianteira atualizada, adoção de combinações LED nas óticas traseiras, novas jantes de liga leve de alumínio e, em estreia absoluta na gama CX-3 de 2019, a cor Soul Red Crystal. A bordo, o interior de maior qualidade apresenta consola central redesenhada, com travão de estacionamento eletrónico e espaço de arrumação multiúsos no apoio de braços central.

Mas é no capítulo mecânico que se regista a evolução mais significativa, não só pela adoção de um novo motor Diesel SKYACTIV-D de 1.8 litros de 115 CV (consumo combinado a partir de 5,2 l/100 km; emissões de CO2 combinadas a partir de 157 g/km), que assume o lugar do 1.5 SKYACTIV-D, como pela estreia absoluta no nosso país, nesta gama, de um motor a gasolina SKYACTIV-G de 2.0 litros com 121 CV (consumo combinado a partir de 6,6 l/100 km; emissões de CO2 combinadas a partir de 160 g/km), que dispõem agora de diversas inovações, como pistões com cabeças recortadas e injetores de elevada dispersão. Estes desenvolvimentos técnicos garantem, de acordo com os dados da marca, “um elevado binário ao longo de toda a faixa de rotações e contribui para melhores consumos em condições reais de utilização”. Ambos os motores cumprem a nova e exigente norma de controlo de emissões Euro 6d-TEMP, incluindo o teste de emissões em condições reais (RDE).

Recebe também nova afinação das suspensões, pneus de nova geração e o uso de uretano na construção dos bancos dianteiros, para maior conforto em andamento. Também a segurança evoluiu significativamente, adotando uma versão atualizada do Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS), agora com capacidade reforçada para detetar peões à noite. Esta e outras funcionalidades de segurança, tais como o Mazda Radar CruiseControl (MRCC) com função Stop &Go e um retrovisor antiencandeamento, asseguram maior segurança na condução.

Em Portugal, a gama Mazda CX-3 2019 compõe-se dos habituais níveis de equipamento Evolve e Excellence, com uma novidade na forma da edição especial Advance. Dependendo das versões, o modelo pode ver-se complementado por um sistema de tracção integral –iAWD e caixa automática SKYACTIV-Drive, em conjunto ou separadamente.

Os preços do Mazda CX-3 2019 iniciam-se nos 27.032€ para o motor SKYACTIV-D 1.8 e nos 29.358€ para as unidades equipadas com o bloco SKYACTIV-G 2.0.

Mazda6 profundamente renovado

Para o Mazda6, a atualização é profunda nas duas carroçarias (Sedan e Wagon), adotando um design exterior mais elegante e requintado e interior extensamente melhorado, incluindo “bancos dianteiros e traseiros totalmente novos, revestimentos e acabamentos de qualidade Premium em todos os detalhes de construção”, além doutros argumentos em matéria de segurança, área em que passa a oferecer uma gama ainda maior de sistemas de ajuda ao condutor, graças à adoção de avançadas funções de segurança i-ACTIVSENSE, tais como o Mazda Radar Cruise Control com Stop & Go e sistema de visualização 360°.

No capítulo mecânico há a registar melhorias no desempenho de todos os grupos propulsores, dinâmica de condução incrementada pelo aumento da rigidez da carroçaria, alterações na direção e na suspensão, maior eficiência aerodinâmica e redução dos níveis NVH (Ruídos, Vibrações e Aspereza), como pela própria representação no nosso mercado, passando o bloco Diesel de muito baixas emissões SKYACTIV-D 2.2 (variantes de 150 e 184 CV), a ver-se acompanhado por dois novos motores a gasolina SKYACTIV-G 2.0 (145 CV às 6000 rpm e 213 Nm às 4000 rpm) e SKYACTIV-G 2.5 (194 CV às 6000 rpm e 258 Nm às 4000 rpm), todos homologados de acordo com os requisitos do novo ciclo de testes de consumos WLTP/RDE e cumprindo com as normas de controlo de emissões Euro 6d.

O motor SKYACTIV-D 2.2 (consumo combinado a partir de 5,1 l/100km, emissões de CO2 combinadas a partir de 137 g/km) adota, entre outras soluções, tecnologia de Combustão Rápida Multiestágio, um novo design faseado dos êmbolos (pistões) ovais, um novo sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) à base de ureia, acrescendo um novo sistema de duplo turbo de dois estágios, com geometria variável, na variante mais potente (184 CV às 4000 rpm e 445 Nm às 2000 rpm). A unidade menos potente desenvolve 150 CV às 4500 rpm e 380 Nm entre as 1800 e as 2600 rpm.

Novidade é a introdução de motores a gasolina na gama Mazda6 2019, através de dois blocos: o motor SKYACTIV-G 2.0 (consumo combinado a partir de 6,7 l/100km, emissões de CO2 combinadas a partir de 152 g/km) com novas condutas de admissão, maior pressão da pulverização de combustível e novos bicos nos injectores multiorifícios, novos pistões e saias hexagonais, válvula de controlo do líquido de refrigeração, entre outras melhorias. A marca japonesa garante que os ganhos em termos de consumos de combustível são “facilmente compatíveis com os ciclos de testes WLTP/RDE, ficando abaixo do número máximo de partículas sem necessidade de um filtro de partículas”. Por seu turno, o motor SKYACTIV-G 2.5 (consumo combinado a partir de 7,4 l/100km, emissões de CO2 combinadas a partir de: 167 g/km) apresenta uma elevada taxa de compressão de 13.0:1, contando com um bloco dos cilindros em liga de alumínio e um veio de equilíbrio para redução dos ruídos de baixa frequência. Um novo sistema de desativação de cilindros reduz os consumos a uma velocidade constante de 80 km/h.

Em Portugal, nesta fase inicial, o Mazda6 2019 apenas estará disponível com o bloco a gasolina SKYACTIV-D 2.0 de 145 CV e no nível Excellence Navi. No final do primeiro semestre chegará ao mercado o motor Diesel SKYACTIV-D 2.2 (com ambas as potências), altura em que também estará disponível o bloco SKYACTIV-G 2.5, se bem que apenas por encomenda. Em termos de gama a aposta é no nível Excellence e, dependendo das versões, o modelo pode ver-se complementado por tração integral –iAWD e caixa automática SKYACTIV-Drive, em conjunto ou separadamente.

Os preços do Mazda6 2019 dividem-se, neste fase, nos 41.591€ da variante de 4 portas do Mazda6 2.0 SKYACTIV-G 145 cv Excellence Pack Leather Navi e os 41.708€ da respetiva Station Wagon.

Mazda MX-5: Mais potência como bónus

A geração 2019 do “roadster mais vendido do mundo” chega ao mercado nacional com um importante reforço de argumentos: ambas as versões – soft-top e RF (Retractable Fastback) – deste ícone da Mazda integram renovados argumentos em termos de performance e dinâmica, soluções mais evoluídas nas tecnologias de segurança i-ACTIVSENSE e refinamentos no design e conteúdos.

Na apresentação da gama para 2019 em Portugal, a Mazda passou praticamente ao lado do 3, o seu compacto familiar. A razão prende-se com o facto de estar em fim de vida na sua atual geração, esperando-se a chegada do novo modelo, recentemente apresentado em Los Angeles e que deverá chegar ao nosso país no segundo semestre de 2019 com evolução da filosofia SKYACTIV, incluindo o evoluído motor SKYACTIV-X a gasolina com ignição por compressão.

A renovação ao nível dos motores a gasolina SKYACTIV-G, de 1.5 e 2.0 litros, integra evoluções nos processos de combustão e ao nível do binário, indo ao encontro da nova norma de testes WLTP/RDE e das emissões Euro 6d-TEMP. Ambos beneficiam de um novo controlo de aceleração para minimizar o denominado lag entre as solicitações do acelerador e a resposta do motor.

Adicionalmente, o motor 2.0 conta com um teto de rotações mais elevado e uma renovada acústica, passando das anteriores 6800 rpm para as 7500 rpm. A potência máxima sobe dos 160 para os 184 CV às 7.000 rpm e o binário máximo dos 200 para os 205 Nm às 4000 rpm. Um ‘bónus’ de potência cortesia da atualização para o ciclo WLTP. Menos representativa é a evolução do 1.5, que passou de 131 para 132 CV às 7500 rpm e um binário máximo de 150 para 152 Nm às 4500 rpm, resultando num propulsor de consumos muito baixos e uma excelente performance ambiental.

O modelo passa a contar com 5 novas tecnologias de segurança do pacote i-ACTIVSENSE: Advanced Smart City Brake Support, que deteta veículos e peões que surjam na frente do carro, ajudando a evitar colisões; Smart City Brake Support (Reverse), sistema que deteta situações semelhantes atrás do MX-5, em termos de veículos e obstáculos; Driver Attention Alert; Traffic Sign Recognition System e Câmara de Visão Traseira.

Entre o equipamento, destaque para o acabamento de pintura mais escurecido para as jantes de liga leve de 16 e 17 polegadas, bem como a disponibilidade de uma nova capota de lona em tom castanho (só soft-top).

Os preços do Mazda MX-5 2019 iniciam-se nos 25.302€ para a variante soft-top e nos 29.908€ para o Retractable Fastback, quando equipados com o bloco 1.5, e nos 39.667€ (ST) e 42.192€ (RF), com o motor 2.0.

CX-5: Filosofia evoluída

Por fim, o Mazda CX-5 também estreia argumentos para 2019. Lançado em 2012, o Mazda CX-5 foi o primeiro modelo de nova geração da Mazda caracterizado quer pelo design KODO – A Alma do Movimento, quer pela tecnologia SKYACTIV. Agora, renova-se. Com lançamento previsto para fevereiro, o CX-5 fará evoluir esta história de sucesso, a exemplo dos demais modelos anteriormente detalhados.

O design interior do novo CX-5 foi concebido com um inigualável foco na ergonomia da cabine, dispondo agora de novos acabamentos e revestimentos de maior qualidade, passando ainda pelas soluções de apoio à condução ou de conveniência, como a porta traseira de accionamento eléctrico, o ecrã central de 7 polegadas (primeiro na Mazda a adotar ligação ótica que reúne Ecrã de Cristais Líquidos e o painel de toque, suprimindo-se os reflexos e permitindo uma imagem mais nítida).

Em termos mecânicos, o Mazda CX-5 2019 chegará com todo um paralelo à oferta mecânica do Mazda6 2019, desde o bloco Diesel 2.2 com duas variantes de potência (150 CV e 380 Nm entre e de 184 CV e 445 Nm), aos dois novos motores a gasolina 2.0 (145 CV e 213 Nm) e 2.5 (194 CV e 258 Nm), todos homologados de acordo com os requisitos do novo ciclo de testes de consumos WLTP/RDE. As propostas Diesel e gasolina mais potentes podem ver-se associadas à tração integral i-AWD e à caixa automática SKYACTIV-Drive, em conjunto ou separadamente.

Outros aperfeiçoamentos ao nível da resposta e controlo são possíveis através da evolução do SKYACTIV-Body, do SKYACTIV-Chassis e das tecnologias SKYACTIV VEHICLE DYNAMICS presente no novo CX-5, nomeadamente o sistema G-Vectoring Control (GVC). No domínio da segurança, o CX-5 2019 estará equipado com uma gama aprimorada e alargada de tecnologias, desde o Radar Cruise Control (MRCC) com função Stop & Go, às Adaptive LED Headlights (ALH) com um leque de 12 LED, Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS) e Traffic Sign Recognition (TSR), entre muitas outras soluções.

Os preços do Mazda CX-5 2019 iniciam-se nos 32.383€ para as variantes 2WD com motor SKYACTIV-G 2.0, ou nos 55.224€ se dotado do motor SKYACTIV-G 2.5. Na vertente Diesel a nova gama CX-5 arranca nos 36.338€ do bloco SKYACTIV-D de 150 CV, ou nos 57.999€ para as versões SKYACTIV-D de 175 CV com sistema AWD.

Praticamente toda a gama renovada da Mazda está disponível para encomenda imediata, excetuando nos casos assinalados (Mazda6).

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