A Geely Holding, um dos maiores grupos privados automóveis da China, anunciou o aumento da sua participação na Aston Martin Lagonda para 17%, como parte de um novo acordo de cooperação com a marca britânica de automóveis desportivos e de luxo.

Prosseguindo o seu processo de expansão no setor automóvel, a Geely, grupo que já detém marcas como a Volvo, Polestar, Lotus ou Lynk & Co, além de participação na smart, aprofunda o seu relacionamento com a Aston Martin, marca que tem passado por algumas dificuldades em termos de financiamento nos últimos anos, mesmo depois de Lawrence Stroll ter assumido as rédeas da companhia e de ter procedido a uma pequena reestruturação.

O aumento da participação na Aston Martin faz parte do leque de investimentos estratégicos planeados pelo grupo chinês liderado por Eric Li, podendo agora nomear um Diretor Não-Executivo para o conselho de Administração da Aston Martin Lagonda, bem como uma segunda pessoa como observadora.

“A nossa decisão de incrementar a participação na Aston Martin reflete a nossa confiança nas perspetivas de crescimento da nossa companhia, nas suas tecnologias e na sua equipa de gestão”, refere Eric Li, Presidente da Geely Holding, que acrescentou estar “ansioso por explorar sinergias conjuntas de tecnologias e novas oportunidades de crescimento para ajudar esta marca automóvel icónica a alcançar o seu potencial máximo”.

Por seu turno, Stroll, Presidente Executivo da Aston Martin Lagonda, demonstrou-se bastante satisfeito com este acordo, entendendo que “mais um passo significativo rumo à nossa ambição para a Aston Martin”.