Geely passa a deter 50% da smart e passa produção para a China

28/03/2019

A Daimler e a Geely chegaram a acordo para a formação de uma parceria com vista ao desenvolvimento futuro da smart, marca da qual a gigante chinesa passa a deter 50% da participação com o objetivo partilhado de fazer crescer a marca de citadinos prestes a virar as suas agulhas para a mobilidade 100% elétrica.

Sob esta parceria, uma nova geração de modelos elétricos smart será desenvolvida numa fábrica de veículos elétricos construída na China, estando o início das vendas previsto para 2022. Além disso, a smart irá movimentar-se também no segmento B, apelidado no comunicado conjunto como um de “rápido crescimento”, embora na atual geração a marca conte já com o forfour que pode ser entendido como tal.

Nos últimos dias, já tinham existido notícias de que a Daimler estava a tentar encontrar formas de tornar a smart numa operação rentável, com a possibilidade de criação de uma ‘joint venture’ a ser falada, esperando-se um desenvolvimento neste campo para as próximas semanas. Porém, não foi preciso aguardar muito, uma vez que a Daimler e a Geely anunciaram hoje uma parceria global com participação equitativa (50/50).

Ao abrigo deste acordo, ambas as companhias concordaram que a nova geração de veículos smart será projetada pela Mercedes-Benz Design, com engenharia dos centros de engenharia da Geely. A produção futura será localizada na China.

Antes do lançamento de novos modelos a partir de 2022, a Daimler continuará a produzir a atual geração smart na sua fábrica de Hambach, em França (EQ fortwo) e em Novo Mesto (Eslovénia, EQ forfour). Paralelamente, a fábrica de Hambach assumirá um novo papel na rede de produção da Mercedes-Benz Cars e produzirá um veículo elétrico compacto Mercedes-Benz assinado pela marca EQ. A Mercedes-Benz está a investir 500 milhões de euros na fábrica de Hambach e usará o conhecimento e experiência dos colaboradores da smart.

O Conselho de Administração desta parceria global será composto por seis executivos com representação igual de ambas as partes. Os representantes da Daimler AG incluirão Hubertus Troska, membro do Conselho Administrativo da Daimler AG, responsável pela China; Britta Seeger, membro do Conselho Administrativo da Daimler AG e responsável pelo Marketing e Vendas da Mercedes-Benz Cars; e Markus Schäfer, membro do Conselho de Supervisão da Mercedes-Benz Cars. Os representantes da Geely incluirão o Presidente da Geely Holding, Li Shufu, o Presidente e CEO da Geely Auto Group, An Conghui, e o Vice-Presidente executivo da Geely Holding e CFO, Daniel Donghui Li.

A parceria deverá estar concluída até ao final de 2019. Os termos financeiros da ‘joint venture’ não foram divulgados.

Com mais esta marca no seu portefólio – mesmo que partilhada com a Daimler -, a Geely conta com mais um membro de alto gabarito europeu na sua companhia, uma vez que é já a detentora da Volvo e da Polestar, preparando-se também para entrar no mercado europeu com uma marca recém-criada que tem feito grande sucesso na China, a Lynk & Co, que utilizará alguns dos meios técnicos da Volvo numa primeira fase para o desenvolvimento dos seus modelos.

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