As redes sociais são cada vez mais um barómetro de popularidade para as marcas automóveis, com uma análise da GlobalData a revelar quais as dez marcas que mais vezes foram mencionadas ao longo do ano de 2021 – até ao dia 17 de novembro, pelo menos. A Tesla sai vitoriosa por larga margem, com a Toyota a surgir na segunda posição.

Embora esta análise não detalhe entre menções positivas ou negativas, o estudo da plataforma GlobalData Social Media Analytics (SMA) revelou que foi a marca americana, liderada por Elon Musk, a ser mais vezes mencionada nas conversas das redes sociais Twitter e Reddit, com mais de 461.200 discussões contra as 143.400 do Toyota Motor Corporation, que ficou em segundo lugar.

As restantes classificadas foram a Daimler, Honda, Ferrari, Porsche, Mazda, Nissan, General Motors Company (GM) e Hyundai.

Notavelmente, de acordo com este estudo, a Tesla cresceu 130% entre 2020 e 2021, com a marca a ganhar mais relevâncias nas discussões sociais quando foi anunciado o acordo com a Hertz Global Holdings para a aquisição de 100 mil unidades de veículos da Tesla. Também o Model 3 foi um tema recorrente, sobretudo após a sua coroação como automóvel mais vendido da Europa em outubro.

A Toyota cresceu cerca de 50% em relação a 2020, afirmando-se como a segunda marca mais nomeada, ganhando mais tração quando revelou a nova Tundra com motor híbrido. Na terceira posição surge a Daimler, com mais de 137 mil discussões naquelas duas redes sociais, valendo-se sobretudo da apresentação do Mercedes-Benz EQS, a berlina de luxo com mais de 700 quilómetros de autonomia, e da prestação da equipa Mercedes-AMG na Fórmula 1. Curiosamente, da lista das dez marcas mais faladas nas redes sociais, segundo a GlobalData, apenas a Daimler e a Ferrari, perderam influência face ao ano anterior, tendo todas as restantes ganhado em espaço de discussão no Twitter e no Reddit.

Segundo um analista da GlobalData, Smitarani Tripahty, “o tópico dos veículos elétricos foi o mais mencionado nas discussões das redes sociais entre as principais companhias automóveis em 2021, com um aumento de 200% nas menções em relação ao ano anterior, sublinhando a popularidade crescente dos veículos elétricos entre as empresas e os consumidores, com foco em garantir baixas emissões de dióxido de carbono para ajudar a reduzir o impacto no clima”.