O ano de 2021 foi marcado por duas crises em simultâneo para a indústria automóvel: à provocada pela pandemia de Covid-19, que teve momentos de altos e baixos ao longo do ano, juntou-se a crise no acesso aos chips semicondutores essenciais para a vertente tecnológica e de muitas das funcionalidades dos veículos. No entanto, algumas tendências foram reforçadas: o avanço da eletrificação e dos SUV e a manutenção do Volkswagen Golf como modelo mais vendido da Europa. Porém, o seu espaço de manobra é cada vez menor.

Com apenas 11.75 milhões de automóveis vendidos na Europa, este foi o valor mais baixo desde 1985, tornando-se a crise dos semicondutores mais prejudicial para os mercados do que a crise sanitária causada pela pandemia, sobretudo a partir de julho de 2021.

Ainda assim, 2021 assumiu-se como um ano de desafios para uns construtores, mas também de oportunidades para outros. Para o Grupo Hyundai, que congrega a Hyundai e a Kia, este foi um ano de bom desempenho, com o reforço das suas gamas de SUV e elétricos a permitir àquelas duas marcas crescerem substancialmente em quota de mercado, de 6,7% em 2019 para 8,6% em 2021, de acordo com os dados revelados pela JATO Dynamics. Também a Toyota teve um desempenho positivo, ganhando presença na Europa com o lançamento do novo Yaris Hybrid, destacando-se igualmente a Tesla, Grupo BMW e Grupo Volkswagen.

Golf foi o mais vendido, mas margem é cada vez mais escassa

É precisamente deste último que surge o modelo mais vendido da Europa em 2021: o Volkswagen Golf voltou a ser o carro novo mais vendido no Velho Continente, mas a sua liderança está a ser cada vez mais ameaçada graças, sobretudo devido ao crescimento do número de rivais e da apetência cada vez maior por elétricos. Esta poderá ser uma potencial desvantagem para o Golf. O modelo compacto alemão contava na anterior geração com uma versão elétrica, mas a Volkswagen decidiu ‘separar as águas’ e criar uma gama independente sob a forma do ID.3.

No ano passado, o Golf contou com 205.408 registos, menos 27,9% do que em 2020 e menos 50% do que em 2019. Atrás de si ficou o Peugeot 208, a menos de dez mil exemplares (196.869), que teve perdas muito limitadas face a 2020 (-1,1%). No lugar mais baixo do pódio europeu a 28 países ficou o surpreendente Dacia Sandero, que teve 196.792 exemplares matriculados em 2021, ganhando 16,9% face ao ano precedente. Ao assumir o terceiro posto nos modelos mais vendidos no ano passado, o Sandero desalojou o ‘primo’ Renault Clio, do mesmo grupo, que perdeu 21,1% face ao período homólogo, matriculando 196.243 exemplares.

O que parece cada vez mais óbvio é a transição para os SUV, que continuam a crescer valendo-se igualmente da aposta simultânea de modelos daquele estilo com motorização elétrica. Em 2021, os registos de SUV totalizaram 5.34 milhões de unidades, de acordo com a JATO, mais 11% do que em 2020. Se em comparação com 2019 perdeu 12% nas vendas, a quota de mercado cresceu substancialmente: era de 38,2% em 2019 e passou para 45,5% em 2021, sendo a quota mais alta de sempre de modelos de estilo SUV na Europa, numa aproximação aos 52,3% verificados nos Estados Unidos da América (EUA).

Peugeot 2008 foi o SUV mais vendido

Neste segmento em específico, o Peugeot 2008 foi o mais procurado, com 194.653 unidades matriculadas na Europa a 28, contra as 186.644 unidades registadas do rival Volkswagen T-ROC, que cresceu 17,1% face a 2020, ao passo que o Renault Captur foi o terceiro mais vendido no continente, com 158.580 registos. Outros modelos também cresceram substancialmente neste segmento, como os Hyundai Tucson, Dacia Duster, Peugeot 3008, Volkswagen T-Cross ou Volvo XC40.

Tesla e Model 3 em crescendo

Com uma base de clientes cada vez mais forte na Europa, a Tesla viu a sua quota de mercado suplicar entre 2019 e 2021. A ‘culpa’ é, em grande medida, do Model 3 que continua a ser um dos modelos mais procurados no continente europeu e assegurou o estatuto de automóvel 100% elétrico mais vendido no ano passado.

Com efeito, dos quase 168 mil automóveis matriculados pela Tesla na Europa a 28 países ao longo de 2021, o Model 3 foi responsável por 141.429 registos, situando-se no 17º lugar dos automóveis mais vendidos e à frente de modelos como o Peugeot 3008, Volkswagen Tiguan ou Ford Puma.

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