Embora admita estar profundamente empenhado na disseminação da mobilidade elétrica, o Governo do Reino Unido anunciou que irá colocar um ponto final nos incentivos aos veículos híbridos Plug-in e reduzir igualmente o valor de incentivo aos elétricos.

Desde 2011 que o Governo britânico tinha em vigor um plano de incentivos para a mobilidade verde, com os Plug-in híbridos a receberem um incentivo de 2500 libras esterlinas e os elétricos a terem um incentivo de 4500 libras esterlinas.

Este sistema tinha por base uma categorização dos veículos por níveis de emissões, com aqueles que emitissem menos de 50 g/km de CO2 e que conseguissem percorrer pelo menos 112 quilómetros (70 milhas) sem emissões por completo. Já os veículos de categoria 2 e 3, os visados pela nova lei, eram geralmente híbridos Plug-in com baixas emissões – até 75 g/km de CO2 – e com autonomia elétrica até 32 quilómetos.

De acordo com o site Autocar, o novo sistema, que entrará em vigor no próximo dia 12 de novembro, deixará de conceder qualquer incentivo aos veículos Plug-in, reduzindo igualmente o apoio aos elétricos, com o Governo a explicar que esta decisão surge do número cada vez maior de elétricos a baixo preço, que irá facilitar a sua aceitação. Assume, porém, que essa é uma forma também de ajudar os veículos puramente elétricos ou movidos a pilha de combustível a hidrogénio.

Além disso, garante que iria apoiar os próximos 35.000 veículos elétricos vendidos, mas não especificou que existirão planos de apoio para lá desse número.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.