O Governo francês aprovou um empréstimo de cinco mil milhões de euros à Renault, dando assim um importante fôlego ao construtor gaulês numa fase em que a pandemia de Covid-19 continua a causar grandes incertezas e um cenário de retoma bastante lento.

De acordo com uma informação publicada pelo jornal francês Le Parisien, o Ministério da Economia e das Finanças terá garantido que o empréstimo de cinco mil milhões de euros à Renault recebeu autorização por parte do primeiro-ministro Bruno LeMaire.

A Renault anunciou no final da semana passada um plano de reestruturação com previsão de 15 mil despedimentos a nível global, uma parte dos quais em França, o que causou, de imediato, uma onda de contestação nalgumas das fábricas locais.

Aliás, um dos pontos exigidos pela Renault para a concessão do empréstimo passa pelo estabelecimento de um plano de modernização industrial para a manutenção do emprego na fábrica de Maubege para lá de 2023.

O Governo francês anunciou, igualmente, na semana passada, que prepara um pacote de estímulos à indústria automóvel local (no valor de 8 mil milhões de euros), com destaque para a tecnologia elétrica, com Emmanuel Macron a declarar que pretende ter em França um polo de vanguarda na produção e desenvolvimento da mobilidade elétrica.