É a Ferrari que tem o maior número de modelos representados nesta coleção, destacando-se a presença de um raro 288 GTO, modelo de meados da década de 1980 que serviu para aproximar a competição das estradas públicas, uma vez que foi imaginado como um especial de homologação para o modelo que a marca italiana estava a preparar para a Grupo B das competições de velocidade. O final dessa regulamentação viria a obrigar a cancelar o projeto de competição, mas os modelos para estrada mantiveram-se em produção (272 construídos), sendo mesmo o segundo especial de homologação da Ferrari a surgir oficialmente após o 250 GTO da década de 1960.
A unidade proposta a leilão é de 1985 e está pintada de vermelho com um registo de apenas 23.615 quilómetros percorridos e certificação da Ferrari Classiche, com os números originais de chassis, diferencial, motor e caixa. A RM Sotheby’s a esperar um valor entre os 3.2 milhões de libras esterlinas e os 4 milhões de libras esterlinas.
Sucessor quase direto do 288 GTO, o F40 foi o primeiro verdadeiro supercarro, com esta coleção a oferecer também um exemplar, de 1991, deste modelo tão icónico, com um motor V8 biturbo e muitos conceitos derivados da Fórmula 1, como a construção em kevlar e carbono. Espera-se uma venda por valores entre os 1.4 milhões de libras e os 1.6 milhões de libras. Mas o resto da família de hiperdesportivos da Ferrari também está presente na coleção, com um F50 de 1997 (estimativa entre os 3.250.000£ e os 4.000.000£), um Enzo de 2003 (estimativa entre os 1.800.000£ e os 2.200.000£) e um LaFerrari de 2014 (estimativa entre 2.000.000£ e 2.500.000£). Tanto o Enzo, como o LaFerrari serão entregues novos aos novos proprietários…
Outros modelos da casa italiana perfazem uma coleção amarela, literalmente, com um trio pintado em Giallo – um 599 SA Aperta de 2011, um 550 Barchetta Pininfarina de 2000 e um Superamerica de 2006.
Outra marca que se tem destacado no nicho dos superdesportivos é a Bugatti, que surge nesta lista com modelos tão emblemáticos como o EB110, neste caso a versão EB110 GT de 1993 com um V12 de 3.5 litros com pintura em azul especial. A leiloeira britânica estima que esta unidade seja vendida por um valor entre 1.5 milhões de libras e os 2 milhões de libras. Outra derivação oferecida será o EB110 Super Sport de 1996 com ligeiras alterações técnicas e de construção (incluindo uma redução de peso na ordem dos 150 kg) para melhorar as suas performances. Atendendo a que apenas 30 unidades foram produzidas, o seu valor deverá ser mais elevado, entre os 2.5 milhões e os 3 milhões de libras esterlinas.Os mais recentes Chiron Super Sport 300+ com pintura em Carbono Preto e faixas em laranja será também proposto a leilão, sendo tal como o seu antecessor limitado a 30 unidades, o que lhe vale uma estimativa entre 4 milhões e os 4.5 milhões de libras esterlinas.
Há ainda exemplares muito especiais da Lamborghini, mais concretamente, um Miura CV de 1971 verde, para uma estimativa entre os 1.9 milhões e os 2.2 milhões de libras, a que se junta ainda um Countach LP5000 S de 1984 pintado em branco.
Quanto a modelos de competição, existem três automóveis de Grupo B de ralis, como o Lancia 037 Grupo B de 1982 que foi de fábrica e pilotado por pilotos famosos como Markku Alén e Walter Röhrl, o Lancia Delta S4 Grupo B de 1986, que venceu o Rali de Monte Carlo desse ano por Henri Toivonen, e o Audi Quattro S1 E2 Grupo B de 1985, numa tríade que ajudou a definir uma era de excelência no Mundial de Ralis.
O leilão está agendado para o dia 5 de novembro, em Londres.
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