Uma das franquias automóveis mais populares dos videojogos é a Gran Turismo, que não só ajudou a popularizar o género de simulação nas consolas, como também se prepara para chegar às salas de cinema em 2023.

A Sony aproveitou a sua participação no CES para revelar o primeiro esforço conjunto com a Honda no campo da mobilidade, ao apresentar o AFEELA concept, mas também demonstrou novas tecnologias e apostas no campo da tecnologia. De forma surpreendente, revelou igualmente o trailer do filme Gran Turismo, inspirado diretamente no videojogo que se estreou em 1998 na primeira Playstation e que, desde então, tem sido um dos mais populares em cinco gerações de consolas lançadas pela Sony.

O jogo foi criado pela Polyphony Digital e o trabalho dessa equipa também foi aproveitado pela Sony Pictures para o novo filme, que tem como realizador o neerlandês Neill Blomkamp, conhecido pelo seu trabalho em filmes como ‘Distrito 9’ ou ‘Chappie’.

Porém, mais do que fazer apenas um filme com corridas de carros, a premissa desta filme está na ascensão de um jovem piloto desde os comandos da consola até às corridas reais, inspirando-se diretamente na história de Jann Mardenborough, que venceu a Nissan Academy online e que chegou a participar nas 24 Horas de Le Mans. Com elementos ficcionados, estão já garantidos alguns pontos marcantes de Gran Turismo, como os ângulos de câmara, que replicam os do jogo, ou até mesmo a sonoridade que marca o arranque de cada corrida.

O primeiro trailer revela, sobretudo, estes aspetos técnicos e um primeiro olhar aos bastidores, não sendo ainda o trailer oficial da história. O filme será lançado ainda este ano em exclusivo para os cinemas, não faltando até a adaptação ao princípio IMAX de filmes.