Respondendo ao pedido do governo francês para que o setor industrial produza ventiladores para equipar os hospitais, o Grupo PSA uniu-se à Air Liquide, à Schneider Electric e à Valeo para produzirem 10.000 sistemas de respiração artificial, que podem salvar vidas no contexto de luta contra a pandemia de Covid-19.

No passado dia 22 de março, o governo francês pediu a um conjunto de companhias industriais francesas um estudo com vista à possibilidade de aumentar a produção de ventiladores para que conseguissem fornecer 10 mil daqueles sistemas em 50 dias. Essa pesquisa foi liderada pela Air Liquide, recebendo depois o auxílio das outras companhias para a composição de uma ‘Task Force’ composta por cerca de 30 peritos nas áreas da industrialização e de compras para definir um plano de ação com vista ao aumento da produção dos respiradores Air Liquide Medical Systems, que já são referência para utilização por diversos hospitais em França e noutros países.

Além das empresas atrás citadas, houve ainda o contributo de 100 companhias parceiras que se prontificaram a disponibilizar os cerca de 300 componentes essenciais necessários para o aumento de produção dos ventiladores.

O Grupo PSA, que detém as marcas Peugeot, Citroën, DS e Opel, criou ainda uma unidade de produção específica em Poissy, composta por mais de 50 voluntários de forma a começar a produzir o bloco central do sistema, sob condições reforçadas de segurança e de higiene que a PSA implementou nos seus locais de produção. Esses elementos serão depois entregues à Air Liquide para montagem e verificação final na unidade industrial da Air Liquide Medical Systems em Antony.

De igual forma, o grupo automóvel também irá enviar alguns trabalhares voluntários para a fábrica de Antony, de maneira a assegurar a produção.