O Grupo Renault, a Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive anunciaram a assinatura de um memorando de entendimento para a formação de uma parceria estratégica para a conceção, codesenvolvimento e fabrico em França de um motor elétrico automóvel de nova geração, eliminando a utilização de metais de terras raras.

Os três parceiros combinarão os seus conhecimentos e reconhecida experiência para conceberem um sistema único de propulsão elétrica sem paralelo a nível mundial, oferecendo maior potência com menos energia e sem a utilização de terras raras.

No âmbito desta parceria, cada um dos três parceiros contribuirá para o desenvolvimento e produção das duas partes-chave do motor elétrico: o rotor e o estator.

A Renault desenvolverá e produzirá a tecnologia de rotor EESM (motor síncrono excitado eletricamente), concebido sem a utilização de terras raras, assegurando um melhor desempenho energético. Para além do fornecimento de componentes baseados nos melhores conhecimentos especializados de cada empresa, a arquitetura geral do motor tudo-em-um para o Grupo Renault será também concebida pela Renault.

A Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive desenvolverão e produzirão o estator, que se baseia na experiência tecnológica da Valeo na montagem de fios de cobre. Graças à experiência única neste campo, que lhe permite utilizar uma maior densidade de cobre no estator, a Valeo é capaz de gerar maior potência sem ter de utilizar mais energia elétrica.

Em comunicado, o Grupo Renault, a Valeo e a Valeo Siemens eAutomotive indicam que serão os primeiros a produzir em massa um motor elétrico de 200 kW que não utiliza terras raras, estando previsto para 2027. A produção do motor para as necessidades do fabricante automóvel será baseada na fábrica Cléon do Grupo Renault na Normandia, em França.

“Estamos muito satisfeitos por ser parceiros da Valeo, cujo know-how é reconhecido em todo o mundo. Juntos, vamos conceber e desenvolver uma nova geração de motores elétricos de alta tecnologia, produzidos na nossa fábrica de Cléon. Esta parceria é mais uma demonstração da nossa capacidade de estar na vanguarda da revolução elétrica que está a ter lugar na indústria automóvel e de ancorar a nova cadeia de valor automóvel em França”, afirma Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

Por seu turno, Christophe Périllat, CEO da Valeo, referiu que “esta parceria estratégica resultará num importante passo em frente para a mobilidade elétrica. Juntamente com o Grupo Renault, estamos a criar um motor elétrico de nova geração para automóvel que elimina a utilização de terras raras. Este novo motor irá satisfazer os mais rigorosos requisitos ambientais e os mais elevados padrões de desempenho”.