Tirando total partido das sinergias da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, esta última anunciou um acordo de cooperação com o Grupo Renault para a produção de novos modelos com o símbolo dos três diamantes em solo europeu a partir de 2023. Os novos Mitsubishi poderão assim tirar partido das mais recentes evoluções tecnológicas em termos de plataformas e sistemas eletrificados.

A Mitsubishi Motors revelou que serão incorporados na sua gama modelos para mercados selecionados na Europa, entre eles Portugal (o Reino Unido, por exemplo, não será contemplado), com produção garantidas nas fábricas do Grupo Renault.

A marca japonesa não adianta que modelos irão ser produzidos ao abrigo deste novo acordo de cooperação, mas assegura que os mesmos manterão o ADN da Mitsusbishi, reforçando a sua posição na Europa num momento em que as atualizações arrancam com a nova fase do Eclipse Cross em maio, com versão híbrida plug-in.

“Estou muito feliz por ver a Mitsubishi Motors construir uma nova gama de produtos na Europa. A Aliança tem como objetivo aumentar a competitividade e permitir uma partilha de recursos mais eficaz para benefício de todas as três empresas que a compõem”, começa por referir o CEO da Aliança que junta aqueles três fabricantes, Jean-Dominique Sénard, que assegura o respeito pela tradição e legado de cada marca.

“A nossa abordagem dá grande ênfase à colaboração, assentando no respeito mútuo, com uma intenção clara de impulsionar o desempenho individual dessas empresas ao mesmo tempo que lhes permite capitalizar os seus próprios pontos fortes, evitar a duplicação de recursos e melhorar a sua eficiência”, assegurou.

Também o CEO da Mitsubishi Motors, Takao Kato, afinou pelo mesmo diapasão, saudando “com agrado os modelos de origem Renault para o mercado europeu. Este acordo irá proporcionar-nos a disponibilização de novos produtos desenvolvidos e fabricados na Europa, lado a lado com o nosso negócio de após-venda, que manterá a sua atividade”.