Grupo VW quer colocar 22 milhões de elétricos na estrada até 2028

14/03/2019

O Grupo Volkswagen voltou a demonstrar o seu compromisso com a eletrificação do setor automóvel e anunciou na sua conferência anual de resultados que nos próximos dez anos irá colocar quase 70 novos veículos elétricos nas estradas, divididos pelas suas diversas marcas. No total, será um aumento de 15 para 22 milhões no número de veículos produzidos pela plataforma eletrificada MEB do Grupo Volkswagen.

O esforço da companhia germânica aponta assim num sentido de incremento de modelos elétricos, mas também na oferta de novas soluções de mobilidade individual num espectro cada vez mais diferenciado de mobilidade. Neste sentido, o Grupo pretende lançar aproximadamente 70 novos veículos elétricos nos próximos dez anos em vez dos anteriormente referidos 50.

“A Volkswagen está a assumir a responsabilidade relativamente às tendências chave do futuro – particularmente em linha com a proteção do clima. Os objetivos do Acordo de Paris são os nossos guias. Vamos consistentemente alinhar a nossa produção e outras etapas rumo à neutralidade fiscal nos próximos anos”, afirmou o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, apontando o ano de 2050 como aquele em que a Volkswagen será neutra nas emissões de carbono para a atmosfera.

O grupo estabeleceu ainda três linhas orientadoras: a primeira passa pela redução efetiva das emissões de CO2, a segunda pela mudança para as fontes de energia renovável para as suas fábricas e viaturas e, terceira, a compensar as restantes emissões que possam ser efetuadas nas diferentes cadeias de produção.

Integrando-se na primeira linha, a meta para 2025 passa por reduzir a pegada de CO2 da frota dos veículos em 30% comparativamente com 2015. Para responder a esse desafio da eletrificação, o grupo irá investir mais de 30 mil milhões de euros até 2023, com um total de quota de veículos elétricos de 40% em 2030.

No ano da transformação, 2019, começam a chegar os primeiros resultados, a começar pelo Audi e-tron quattro, seguindo-se o Porsche Taycan, cada um já com cerca de 20 mil interessados. Depois, serão os veículos de massa, como os Volkswagen ID, o SEAT el-Born ou o Skoda Vision E, além doutros modelos da família ID. De forma a aumentar essa aposta elétrica, a marca chegou a acordo com fornecedores de baterias de renome, como a LG Chem, a SKI, a CATL e a Samsung, não estando fora da equação a participação da Volkswagen em fábricas de produção de baterias na Europa. Isto enquanto olha para a chegada das baterias de estado sólido, que continuam a ser desenvolvidas com a QuantumScape.

Na segunda linha de pensamento, as emissões de CO2 das fábricas deverão ser cortadas em 50% em 2025, numa comparação com 2010.

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