Os grupos Volkswagen e Stellantis superaram a Tesla nas vendas de veículos elétricos na primeira metade de 2022, com esta última a ver-se a braços com maiores dificuldades nas entregas de automóveis.

De acordo com o site Automotive News Europe (ANE), o Grupo Volkswagen (que integra as marcas Volkswagen, Audi, Skoda, SEAT e CUPRA, entre outras), concluiu o primeiro semestre de 2022 com um total de 116.307 unidades 100% elétricas matriculadas na Europa, valendo-se do sucesso de modelos como os ID.3 e ID.4 da Volkswagen, mas também dos e-tron da Audi.

Já no campo da Stellantis, grande grupo liderado por Carlos Tavares (no qual estão integradas a Peugeot, Fiat, Citroën, DS, Opel e Alfa Romeo, entre outras), o número total de vendas de modelos elétricos foi de 105.413 unidades, estando bem encaminhada no encalço da Volkswagen.

Modelos como o Fiat 500 e o Peugeot e-2008 foram essenciais para este crescimento do grupo Stellantis num mercado que está cada vez mais concorrido e composto por ofertas de praticamente todos os tipos.

Já a Tesla matriculou apenas 78.277 unidades, o que se pode justificar pelos problemas com as medidas restritivas à Covid-19 na China, de acordo com a ANE. Na marca americana, o SUV compacto Model Y foi o mais vendido, com 39.969 unidades registadas, logo à frente do Model 3, com 38.280 registos.