Honda Civic Type R já tem mais um recorde

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

O Honda Civic Type R continua a arrebatar recordes, agora no circuito gaulês de Magny-Cours, que chegou a albergar o GP de França de Fórmula 1 durante muitos anos. O popular modelo nipónico com motor 2.0 VTEC Turbo de 320 CV tornou-se no modelo de produção em série com tração dianteira mais rápido em Magny Cours. O Civic Type R cumpriu uma volta em 2m1,51 segundos, tendo sido conduzido por Esteban Guerrieri, piloto que compete com um carro da Münnich Motorsport no Campeonato Mundial de Turismos (WTCR).

O circuito de Magny-Cours tem 4,4 quilómetros de comprimento, tendo uma mistura de curvas rápidas com sequências que colocam grandes dificuldades em termos de motricidade a um modelo de tração dianteira, além de dispor ainda de uma longa reta que termina num apertado gancho à direita.

Sobre o recorde da volta, Esteban Guerrieri explicou que “o melhor sobre o Type R é que nos dá confiança. É muito responsivo e oferece um excelente feedback. As pessoas apelidam o Type R de hot hatch e provamos hoje que realmente o é. Este automóvel continua a impulsionar os limites do que é possível a partir da tração dianteira. O mais espetacular é que poderíamos usar o modo +R na pista e depois mudar para o modo Comfort e conduzir até casa”.

O tempo de referência representa o primeiro sucesso no “Type R Challenge 2018”, que fará com que uma equipa de pilotos de corrida da Honda tente ultrapassar recordes de automóveis de produção de tração dianteira, com uma versão de produção específica do Civic Type R, em lendários circuitos europeus.

Um desafio semelhante em 2016 permitiu à Honda estabelecer tempos de volta de referência no Estoril, Hungaroring, Silverstone e Spa-Francorchamps, usando o Civic Type R da geração anterior. Para o desafio de 2018 – para além do novo recorde no Magny-Cours – a Honda pretende ultrapassar os tempos estabelecidos nestes quatro circuitos.

A formação dos pilotos para as tentativas de novo recorde, de circuito, no “Type R Challenge 2018” incluirá o antigo Campeão do Mundo de Fórmula 1 de 2009 e atual piloto do NSX Super GT, Jenson Button (Reino Unido), Tiago Monteiro (Portugal), Bertrand Baguette (Bélgica) e o lendário piloto do BTCC, Matt Neal (Reino Unido).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.