Honda despede-se dos Diesel na Europa em 2021

25/09/2019

A Honda deverá ser a próxima marca a abandonar a tecnologia Diesel na Europa, à medida que fortalece a sua aposta na eletrificação e no aumento da rentabilidade da gama no Velho Continente.

A escassos meses de lançar no mercado o seu primeiro elétrico de nova geração, o Honda e, a marca nipónica tem em curso um processo de eletrificação que prevê o lançamento de diversos modelos com motorização elétrica (incluindo híbridos) até 2025, procurando também adequar-se à nova meta de emissões da União Europeia (UE), que irá impor um limite máximo de 95 g/km de CO2 até 2021.

Isso implicará, para muitos fabricantes, a passagem para a tecnologia elétrica de maneira mais agressiva, rejeitando o Diesel, que também vai perdendo quota de mercado na Europa apesar da sua competências nas emissões mais baixas de dióxido de carbono face à gasolina.

Assim, de acordo com a Reuters, até 2021, a Honda deverá deixar de comercializar os seus modelos a gasóleo na Europa, colocando um ponto final na história das motorizações i-DTEC que atualmente podem ser encontradas no Civic ou no HR-V.

Jazz será híbrido na Europa

Nesses mesmos esforços, a Honda revelou no Salão de Frankfurt que a próxima geração do Jazz, prevista para 2020, terá unicamente motorizações híbridas, embora o vice-presidente da Honda Motor Europe, Tom Gardner, se tenha escusado a conceder mais detalhes como potência ou autonomia elétrica. O mais provável é que recorra à mesma tecnologia que o CR-V Hybrid, ou seja, um motor a gasolina que serve, em grande medida, como fornecedor de energia para o motor elétrico daquele SUV.

Gama mais curta

Também nos planos da Honda está a redução das variantes de modelos até um terço, reduzindo custos de produção (em cerca de 10%) associados com diferentes opções de gama e personalização.

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