Honda e: A faísca elétrica que ainda vai demorar a chegar

11/09/2019

O primeiro elétrico de nova geração da Honda foi apresentado em Frankfurt, surpreendendo pela sua semelhança com o concept apresentado em Genebra, mas também pelas suas capacidades técnicas num invólucro que é compacto e que terá um preço em redor dos 30 mil euros na Alemanha, um dos quatro mercados em que irá ‘desembarcar’ numa fase inicial do lançamento europeu.

O Honda e representa o primeiro passo da marca japonesa rumo à eletrificação, assumindo as premissas de citadino elétrico com honra, mas ao mesmo tempo fazendo uso de diversas tecnologias de relevo, como são os casos dos espelhos retrovisores laterais digitais, com recurso a duas câmaras compactas nas portas, com as imagens a serem transmitidas para dois ecrãs de seis polegadas dentro do veículo.

3895 mm cmpriemno 1750 mm de largura e 1510 mm

Duplicidade de potência

Um dos grandes pontos de destaque do novo Honda e é a possibilidade de contar com dois níveis de potência. De entrada, o urbano da marca terá 100 kW (136 CV), enquanto uma variante mais potente debita 113 kW (154 CV), para um binário constante de 315 Nm. A bateria de 35.5 kWh destaca-se por ser “uma das mais compactas da sua categoria”, embora permita autonomia até 220 quilómetros, que será mais indicada para uma vivência citadina. A função de carga rápida também permite recarregar a bateria até 80% da capacidade em 30 minutos.

Além disso, a Honda procurou diferenciar-se pela dinâmica do seu elétrico, com a entrega da potência a ser feita às rodas traseiras, solução que a marca crê ser de maior desportividade. Dos zero aos 100 km/h, demora cerca de 8 segundos, confirmando essa sua ambição. Já o consumo varia entre os 16.3 kWh/100 km e os 17.5 kWh/100 km, dependendo das jantes de 16 ou de 17 polegadas.

Os serviços e as aplicações de ligação acessíveis através da interface de comando por toque também podem ser ativados a partir de comandos de voz, com recurso ao “Honda Personal Assistant” (Assistente Pessoal Honda). Este serviço, ativado pelo comando vocal ‘Ok Honda’, recorre a inteligência artificial (IA) para uma compreensão contextual exclusiva de forma a criar conversas naturais e dar acesso a uma variedade de serviços online.

A capacidade de aprendizagem da máquina permite à tecnologia desenvolver uma maior compreensão da voz do utilizador ao longo do tempo, a fim de fornecer respostas com maior precisão.

Noutro âmbito de evolução tecnológica, os proprietários do Honda e podem permanecer remotamente conectados através da aplicação para smartphone My Honda+. Originalmente lançado em 2017, este serviço foi atualizado para oferecer uma gama mais ampla de funcionalidades, incluindo a navegação fácil para um relatório detalhado do estado do veículo, controlo à distância do sistema de climatização e monitorização dos sistemas de segurança e de localização. Foram ainda desenvolvidas funções adicionais específicas para o Honda e, que incluem controlo da bateria e alcance do monitor, enquanto dados como estações de carregamento e os resultados da pesquisa de navegação podem ser enviados para o veículo a partir de um dispositivo móvel.

Embora os importadores da Honda para Portugal continuem a manter a expectativa de ter este modelo à venda em 2020, essa possibilidade não está ainda garantida, em virtude da escassez de unidades disponíveis em produção. Inicialmente, será dada primazia aos mercados da Noruega, França, Reino Unido e Alemanha.

*Em Frankfurt

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