A Sony e a Honda assinaram um acordo para uma possível aliança estratégica com vista à criação de uma nova era de mobilidade e de serviços de mobilidade. O acordo assinado entre as duas companhias dá origem a uma joint venture através da qual pretendem colaborar no desenvolvimento e vendas de novos automóveis 100% elétricos, bem como novos serviços de mobilidade.

Tendo já revelado dois estudos para automóveis elétricos, a Sony estudava formas de entrar na indústria automóvel de uma forma mais completa, associando-se agora à Honda para desenvolver uma nova empresa, estando ainda diversos aspetos em negociação para o futuro. A nova empresa resultante desta parceria deverá ser implementada ainda em 2022.

Esta aliança pretende alinhar as capacidades de desenvolvimento da divisão de mobilidade da Honda, as suas tecnologias de produção e experiência no setor do após-venda com a capacidade da Sony no desenvolvimento de sistemas de sensores, telecomunicações, redes e tecnologias de entretenimento para dar origem a uma nova geração de mobilidade e serviços, procurando evoluir de forma determinada para o futuro.

As vendas do primeiro modelo elétrico resultante desta nova companhia vão começar em 2025, ficando a seu cargo a tarefa de conceção, desenvolvimento e de vendas do veículos elétricos, mas não irão possuir e operar as infraestruturas de produção, pelo que a Honda será a responsável pela produção do primeiro veículo elétrico. Espera-se que uma nova plataforma de serviços de mobilidade vá ser desenvolvida pela Sony para utilização nesta nova companhia.

“O objetivo da Sony é o de ‘preencher o mundo com emoção através do poder da criatividade e da tecnologia’. Através desta aliança com a Honda, que tem acumulado uma grande experiência global e diversos feitos na indústria automóvel ao longo dos anos e continua a fazer avanços revolucionários neste campo, pretendemos construir a nossa visão de ‘tornar o espaço da mobilidade num espaço emocional’ e contribuir para a evolução da mobilidade centrada na segurança, entretenimento e adaptabilidade”, comentou Kenichiro Yoshida, Presidente e CEO da Sony Group Corporation.

Da parte da Honda, o seu Presidente e CEO, Toshihiro Mibe, afirmou que essa nova companhia “pretenderá estar na frente da inovação, evolução e expansão da mobilidade em redor do mundo, ao assumir uma abordagem alargada para a criação de valor que exceda as expectativas e a imaginação dos clientes”.

“Apesar de a Sony e a Honda serem companhias que partilham muitas semelhanças históricas e culturais, as nossas áreas de competências tecnológicas são muito diferentes. Dessa forma, acredito que esta aliança que aproxima os pontos fortes das nossas duas companhias oferece grandes possibilidades para o futuro da mobilidade”.