Honda faz 60 anos nos EUA e restaura clássico da… Chevrolet

19/06/2019

Comemorando em 2019 o sexagésimo aniversário da sua presença nos Estados Unidos da América (EUA), a Honda decidiu assinalar o momento com um agradecimento muito especial à… Chevrolet, cuja frota de veículos ajudou a desenvolver as operações da marca japonesa em terras americanas.

O ato benevolente da Honda tem uma explicação e demonstra, uma vez mais, o nível de atenção que a cultura japonesa dedica ao seu passado. No início das operações da Honda nos EUA, em 1959, a companhia de Soichiro Honda adquiriu uma pequena frota de pick-ups Apache 10 da ‘Chevy’ para entregar as suas motos no Sul da Califórnia.

Uma dessas viaturas acabou por ser fotografada na época em frente ao escritório da Honda, situado em Los Angeles, sendo então o ponto de partida para esta sua comemoração em que presta tributo a uma outra marca que a ajudou a crescer no continente americano (embora então ainda não com os seus automóveis). Em 1965, a Honda era já a marca de motos mais vendida na América com uma quota de mercado de quase 72%, indica a marca.

Para o efeito, procurou uma pick-up idêntica à da imagem histórica, o que não se revelou tarefa fácil. A Honda teve de recorrer aos arquivos americanos e aos relatos de antigos funcionários para descobrir a Chevrolet Apache 10 exata para a recriação, tendo sido cuidadosamente restaurada para celebrar o seu 60º aniversário.

Além do restauro mecânico (mantendo o V8 de 4.6 litros com 162 CV associado a uma caixa manual de três velocidades), levou ainda uma pintura correta idêntica à original com gráficos pintados à mão. No estrado traseiro, mais dois elementos de ligação com o seu passado: duas motos clássicas, uma Honda 50 e uma CB160, como as originais transportadas por aquele mesmo veículo. Quase como uma instalação artística, este conjunto de veículos está exposto na entrada do edifício da Honda na Califórnia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.