Um dos carros mais chamativos do Salão de Frankfurt é o Honda Urban EV Concept, modelo 100% elétrico que antevê um futuro modelo de produção em série a lançar pela marca nipónica em 2019.

Será o primeiro automóvel totalmente elétrico da Honda, com a companhia de Takahiro Hachigo a apostar num veículo orientado para a grande ‘selva’ urbana. O concept revelado em Frankfurt revela qual será a filosofia de estilo a adotar pela Honda para este seu futuro modelo, sendo de prever que as diferenças em relação à versão de produção não sejam muitas, atendendo até ao historial de proximidade entre os protótipos e os modelos finais.

Contudo, algo que parece inegável para este novo modelo urbano é a sua inspiração nos carros do passado, apresentando um estilo ‘retro’ – tendência muito em voga – para se diferenciar e um formato muito compacto que parece ter reminiscências de carros como o primeiro Civic (de 1972), Honda N600, Fiat 127 ou até o primeiro Volkswagen Golf.

De resto, o concept de Frankfurt apresenta mesmo semelhanças com todos eles, embora o mais normal seja que se trate de uma reinterpretação moderna do Civic inicial (MK1), o qual é hoje um modelo com muito mais de 4 metros, mas que na sua primeira geração não era muito maior do que este elétrico.

A linha muito reta do capot, o habitáculo com uma ampla superfície vidrada e a curvatura do pilar C evocam diretamente a imagem do Civic da década de 1970, quando a sua eficiência em termos de consumos e facilidade de manutenção começaram a destacá-lo face à concorrência. Diferença fundamental é, contudo, o meio de propulsão: no Civic apenas havia motor a gasolina, enquanto este Urban EV apenas terá motor elétrico para uma nova era da mobilidade.

Seja como for, o novo Honda Urban EV Concept abre a porta para uma nova etapa da marca, que já no próximo ano terá no mercado uma versão híbrida do CR-V, SUV de grande sucesso a nível mundial.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.