O Hyundai IONIQ 5 foi eleito o Carro Global do Ano 2022 (‘World Car Awards 2022’), tendo sido eleito igualmente Elétrico do Ano e Design Automóvel do Ano, conseguindo dessa forma três galardões neste concurso.

Se o Kia EV6 havia sido eleito o Carro do Ano Europeu, coube ao ‘primo’ IONIQ 5 a honra de vencer o cetro de Carro Global do Ano de 2022, com os resultados a serem anunciados na cerimónia realizada no Salão Automóvel de Nova Iorque. O compacto elétrico levou a melhor num concurso que tem em conta a opinião de um júri composto por 102 jornalistas do setor automóvel de 33 países de todo o mundo.

O Hyundai IONIQ 5 é o primeiro modelo da submarca IONIQ, recorrendo à plataforma E-GMP que oferece 800 V, carregamento ultrarrápido dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos e um interior muito espaçoso. A autonomia em condução urbana é de 686 quilómetros, valor que se reduz para 481 quilómetros em ciclo combinado (WLTP). O modelo sul-coreano integra ainda a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), conectividade e sistemas de assistência ao condutor avançados.

“Estamos verdadeiramente orgulhos em receber este prestigiado prémio, que reconhece o talento e trabalho árduo de todos, incluindo parceiros, na Hyundai Motor Company. A nossa visão é permitir o progresso para a Humanidade e esta nossa abordagem irá servir para fortalecer o nosso compromisso em tornar esta visão realidade”, afirmou Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company.

O Hyundai IONIQ 5 bateu mais dois elétricos na votação final, o Ford Mustang Mach-E e o Kia EV6.