A Hyundai está empenhada em promover o transporte por via aérea no âmbito da eletrificação e autonomização dos veículos, anunciando a criação do Urban Air Port Air-One como plataforma operacional para futuras aeronaves elétricas de descolagem e aterragem vertical (eVTOL), como drones para o transporte de mercadorias ou táxis voadores.

Este projeto Urban Air Port, que conta com o apoio do grupo Hyundai Motor, venceu o Future Flight Challenge, um programa governamental do Reino Unido com vista ao desenvolvimento de novos métodos de transportes e de viagem.

A Urban Air Mobility Division do Hyundai Motor Group escolheu o Urban Air Port como o seu parceiro de infraestruturas prioritário com o objetivo de apoiar o crescimento global deste novo setor. A empresa sul-coreana pretende criar a sua própria aeronave eVTOL e apoiar um ecossistema de mobilidade área urbana mais amplo até 2028.

O Urban Air Port desenvolve infraestruturas completamente autónomas e livres de emissões, com o objetivo de promover o futuro da mobilidade aérea. O projeto Air-One irá unir os setores dos transportes, governamental e público, com o intuito de mostrar o potencial da mobilidade aérea urbana sustentável para reduzir os congestionamentos de trânsito, diminuir a poluição do ar e descarbonizar completamente o transporte.

“À medida que vamos avançando com o nosso programa de aeronaves eVTOL, o desenvolvimento de infraestruturas de apoio é imperativo. O Air-One é um projeto único que foi desenvolvido com o objetivo de ajudar a marcar o caminho para o desenvolvimento de uma rede de infraestruturas robustas, acessíveis e intermodal para a mobilidade do futuro” afirmou Pamela Cohn, Diretora Operacional da Urban Air Mobility Division do Hyundai Motor Group.

De acordo com a marca, a pegada física de um Urban Air Port é 60% inferior à de um heliporto tradicional (infraestrutura existente mais semelhante). Recorrendo a uma construção modular inovadora, estes locais podem ser instalados em apenas alguns dias, emitindo zero emissões de carbono, sendo que podem ser operados completamente fora da rede, o que significa que não é necessária uma conexão de rede específica. Podem ainda ser integradas facilmente em redes multimodais, recebendo qualquer aeronave eVTOL e complementando outros meios de transporte sustentáveis como um centro de veículos, autocarros, scooters e outros veículos elétricos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.