Empresa cotada em bolsa, a Plug Power Inc. é uma das empresas especializadas em soluções a hidrogénio e pilha de combustível, assumindo agora com o Grupo Renault a criação de uma ‘joint venture’ detida em partes iguais pelas duas empresas, com David Holderbach como CEO, com mais de 20 anos de experiência no Grupo Renault, nas áreas de estratégia, produto e vendas internacionais.
A designação HYVIA advém da contração de ‘HY’ de hidrogénio e da palavra latina para estrada “VIA”, incorporando a ambição de trilhar novos caminhos para uma mobilidade com baixas emissões de carbono. Com a Renault a preparar a sua entrada no segmento dos automóveis a hidrogénio, o setor dos veículos comerciais ligeiros (VCL) acaba por ser um dos que mais poderá beneficiar com o desenvolvimento da tecnologia e da rede de abastecimento. A autonomia dos veículos a hidrogénio alcançará os 500 quilómetros com um único abastecimento, com tempos de recarga de apenas três minutos.
As atividades da HYVIA serão postas em prática em instalações da Renault em França, com a sede (incluindo também as equipas de pesquisa e de desenvolvimento) localizada em Villiers-Saint-Frédéric, juntamente com os centros de desenvolvimento e engenharia dos veículos comerciais ligeiros do Grupo Renault, de forma a maximizar as sinergias entre as equipas. Já as equipas de processos, produção e logística ficarão baseadas em Flins, como parte do projeto de reconversão da fábrica e do plano que prevê o início da produção de pilhas de combustível e estações de carregamento, no final de 2021.
Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, e Andrew Marsh, CEO da Plug Power, assinaram o acordo de cooperação e confessaram-se empenhados no desenvolvimento da tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio, com o responsável do grupo automóvel a explicar que “o Grupo Renault prossegue o seu objetivo de, em 2030, ter a quota de viaturas mais verde do mercado. Esta parceria integra todo o ecossistema de mobilidade a hidrogénio, num formato inovador, do automóvel às infraestruturas e aos serviços “chave na mão” para os clientes”.
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